Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7269
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlexandreSilvaDosSantos_EduardoAndreottiDaSilva.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aproximar : software de apoio educacional ao ensino de gestos sociais a autistas clássicos
Autor(es): Santos, Alexandre Silva dos
Silva, Eduardo Andreotti da
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Assunto: Software - desenvolvimento
Tecnologia na educação
Software gratuito
Interação homem-máquina
Autismo
Data de apresentação: 3-Dez-2013
Data de publicação: 1-Abr-2014
Referência: SANTOS, Alexandre Silva dos; SILVA, Eduardo Andreotti da. Aproximar: software de apoio educacional ao ensino de gestos sociais a autistas clássicos. 2013. viii, 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta as atividades de projetar, desenvolver e validar uma ferramenta de apoio educacional, o qual é um software gratuito de apoio ao trabalho de gestos sociais de pessoas autistas clássicos. Estão presentes novas tecnologias de intera ção homem-máquina, como sensores de movimento, e recursos multimídia de áudio e vídeo. O foco do trabalho é fazer o estudante reconhecer um conjunto básico de gestos pré-selecionados, e, assim, promover um aumento na interação deste estudante com o meio social. Os resultados do processo de validação com estudantes autistas clássicos mostraram que este software é uma ferramenta de ensino diferencial e útil. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents the activities of designing, developing and validating a tool for educational assistance, a free software to support the work of social gestures of people with autism. Present new technologies for human-machine interaction, such as motion sensors, and multimedia audio and video are. The focus of the work is to recognize the student a basic set of pre-selected gestures, and thus promoting an increase in the interaction of the student with the social environment. The results of the validation process with autistic students showed that this software is a tool for di erential and useful education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons