Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7266
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThalitaOliveiraRodrigues.pdf90,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Princípio da impessoalidade : um estudo das marcas linguísticas que corroboram para a manifestação desse princípio em textos da administração pública
Autor(es): Rodrigues, Thalita Oliveira
Orientador(es): Silva, Edna Cristina Muniz da
Assunto: Redação oficial
Documentos oficiais
Língua portuguesa - redação
Análise do Discurso Crítica (ADC)
Data de apresentação: 17-Jul-2013
Data de publicação: 1-Abr-2014
Referência: RODRIGUES, Thalita Oliveira. Princípio da impessoalidade: um estudo das marcas linguísticas que corroboram para a manifestação desse princípio em textos da administração pública. 2013. [21] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este artigo trata do Princípio da impessoalidade no âmbito da Administração Pública em suas implicações quanto à escrita de textos de Redação Oficial. Esses textos são realizados quando da necessidade de escrita de correspondências e atos do Poder Público. Assim, por se tratar de textos que estão envolvidos na atuação da administração pública, estes devem obedecer ao que rege a Carta Magna do País, respeitando os princípios legais elencados pela mesma, bem como as demais normas previstas. Para verificar como ocorre a manifestação da impessoalidade, o artigo propõe a análise de textos de determinado departamento de um órgão público a fim de, à luz dos princípios legais, das gramáticas normativas, dos manuais de redação oficial e do que concerne a conceitos da Análise do Discurso Crítica, mostrar quais os mecanismos linguísticos mais recorrentes utilizados quando observada a impessoalidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons