Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7252
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GustavoFreitasDiasdeOliveira.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise multitemporal de detecção de mudanças por meio de imagens Landsat - 5 do município de Carlinda/MT
Autor(es): Oliveira, Gustavo Freitas de Dias
Orientador(es): Carvalho Júnior, Osmar Abílio de
Assunto: Solo - uso
Sensoriamento remoto
Data de apresentação: Ago-2013
Data de publicação: 27-Mar-2014
Referência: OLIVEIRA, Gustavo Freitas de Dias. Análise multitemporal de detecção de mudanças por meio de imagens Landsat - 5 do município de Carlinda/MT. 2013. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo realizar uma análise multitemporal do uso e cobertura da Terra no município de Carlinda, em Mato Grosso. Este município está inserido no bioma Amazônico. As principais atividades econômicas estão relacionadas à exploração de madeira, à produção agrícola e ao garimpo, que contribuem com os altos índices de desmatamento, queimadas e erosões ocorrentes na área. Para demonstrar as variações do uso do solo foram utilizadas as imagens TM-Landsat-5 dos anos de 1986, 1991, 1996, 2001, 2006 e 2011. Na detecção de mudança foi utilizado o método de comparação de espectros temporais a partir da métrica de similaridade SCMcd (Spectral Correlation Mapper - Change Detection). Os resultados demonstram um acentuado desflorestamento no município ao longo deste período.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons