Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7224
Título: | PIBID x Estágio obrigatório : a importância da pesquisa-ação |
Autor(es): | Silva, Karine Dourado |
Orientador(es): | Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia |
Assunto: | Programas de estágio Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Professores de português - formação Pesquisa-ação em educação |
Data de apresentação: | 5-Dez-2013 |
Data de publicação: | 25-Mar-2014 |
Referência: | SILVA, Karine Dourado. PIBID x Estágio obrigatório: a importância da pesquisa-ação. 2013. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Após participar durante dois anos de um projeto de iniciação à docência e ter cumprido o um ano de estágio obrigatório exigido pela grade curricular do curso de Letras – Português do Brasil como Segunda Língua da Universidade de Brasília (UnB), apresento este trabalho acadêmico, cujo objetivo é apresentar duas ações, uma em forma de disciplina (Estágio Obrigatório) e outra em forma de projeto (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid), fundamentais para formação complementar dos licenciandos do referido curso. Para isso, o trabalho foi divido em cinco partes, sendo que (i) as três primeiras apresentam o programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Pibid; (ii) a quarta parte apresenta a disciplina curricular Estágio Supervisionado; (iii) e, a quinta parte, apresenta a pesquisa-ação e sua importância para o ensino. Nas considerações finais, algumas reflexões sobre como tornar o processo de formação dos profissionais da educação um contínuo e sobre como o Estágio Obrigatório pode passar a ter um caráter de pesquisa-ação. Sob a orientação da professora Orlene Lúcia de Saboia Carvalho, este trabalho tem como base a discussão de ações que acreditam e promovem uma educação emancipadora. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Curso de Letras, Português do Brasil como Segunda Língua, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons