Resumo: | Nesta monografia, abordo minha pesquisa prático-teórica baseada em conhecimentos a respeito de representações antropozoomórficas, cuja inspiração artística vem de animais. Baseando-me nesses seres quiméricos da pré-história a atualidade, apresentarei os meus dentro das etapas de construção abordando referências (arte e entretenimento), processos, exemplos, contextos e resultados. Relatarei a origem do termo quimera, que se tornara sinônimo de híbrido e nome genérico dado a todo tipo de ser misto. Esclarecerei os termos biológicos: híbrido, transgênico, espécie e raça. Apresentarei novas propostas anatômicas, o processo e resultado de três seres modelados em 3D, e a elaboração de doze imagens que propõem contextualizações diversas. Mostrarei como esses seres podem estar vivos, e por fim, crio um diálogo filosófico entre dois animais humanoides. O principal foco desta monografia, além da criação de híbridos, é revelar o quanto os animais constituem um grande referencial de inspiração artística e que os seres quiméricos devem estar apenas no imaginário e na ficção (não vivos). ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This study provides theoretical and practical research based in anthropozoomorphic representations, whose artistic inspiration comes from animals. Based on chimerical beings from prehistory to nowadays, chimerical beings from the author were presented with approach to references (art and entertainment), procedures, examples, situations and results. The origin of the term chimera, defined as a synonym for hybrid and a generic name given to all hybrid beings, is presented, followed by the explanation of biological terms “hybrid”, “transgenic”, “species”, and “breed”. New anatomical propositions, procedures and results from three 3D modeling beings and twelve images proposing different situations were also shown. Finally, this study presented a situation on how these beings could be part of real live and a philosophical dialogue between two humanoid animals. The objective of this research, in addition to the creation of hybrid beings, was to demonstrate the influence animals have in artistic inspiration and that chimerical beings must only exist in imagination and in fiction – not in real life. |