Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Marina Maria Silva | - |
dc.contributor.author | Viana, Lusinete Oliveira | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Lusinete Oliveira. Estudos sobre aquisição da estrutura passiva por crianças. 2013. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013. | en |
dc.description.abstract | A proposta deste trabalho é a de analisar um dos muitos fenômenos correntes na aquisição da linguagem: a aquisição das sentenças passivas tema que representa um grande desafio para os pesquisadores da área de Linguística, ciência que investiga os fenômenos relacionados à linguagem e que busca determinar os princípios e as características que regulam as estruturas das línguas (STAMPA, 2009). Muitas são as pesquisas realizadas para buscar compreender como esse fenômeno acontece. Entre as pesquisas desenvolvidas no ramo da aquisição da linguagem, estudos relevantes tratam da aquisição do desenvolvimento da estrutura da sentença passiva pelas crianças. Este trabalho representará uma reflexão acerca das pesquisas já existentes sobre esse tema, um fenômeno interessante já que muitos dos trabalhos apresentados relatam que a aquisição da sentença da passiva ocorre tardiamente. Durante este trabalho será elucidada a diferença entre duas sentenças passivas: as reversíveis e as irreversíveis, sendo a primeira aquela que, segundo as pesquisas realizadas, tendem a ser as mais complexas na interpretação pelas crianças, enquanto as irreversíveis apresentam uma certa facilidade para a compreensão. Outra vertente que será apontada neste estudo é interpretação do motivo pelo qual as crianças compreendem melhor os verbos agentivos do que os não agentivos e qual a importância deles para a compreensão da sentença passiva. Além desses, outros aspectos gramaticais relevantes serão considerados em relação à sua influência na aquisição das passivas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aquisição de linguagem | en |
dc.subject.keyword | Crianças - linguagem | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - gramática | en |
dc.subject.keyword | Linguística | en |
dc.title | Estudos sobre aquisição da estrutura passiva por crianças | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-03-17T14:22:34Z | - |
dc.date.available | 2014-03-17T14:22:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-17T14:22:34Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7216 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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