Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mata, Anderson Luís Nunes da | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Thainá Cristine de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Thainá Cristine de. O valor de ler: expectativas de leitores brasilienses em relação à leitura. 2013. [61] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013. | en |
dc.description.abstract | Para se chegar a uma definição de leitor, leva-se em consideração um pressuposto básico: a habilidade de ler, adquirida com a alfabetização e desenvolvida preferencialmente por meio da prática da leitura e da escrita. Mesmo que pareça óbvio, é importante frisar que, para ser um leitor, o primeiro passo é saber ler. Mas a aquisição da competência de decifrar o código escrito, geralmente iniciada na educação básica e continuada ao longo da vida escolar, não garante a inserção no universo de leitores, nem tampouco se deve admitir uma única categoria de leitor possível; o acesso efetivo e o acesso negado ao texto está relacionado, definitivamente, a questões sociais e culturais. A intenção deste trabalho não é fazer um apanhado de discussões e metodologias pedagógicas que pensam sobre as falhas existentes no processo de formação de leitores, mas observar, a partir dos conceitos de leitor e leitura de alguns autores e a implicação da leitura no meio social, quem são esses leitores e quais são as suas expectativas em torno das obras literárias lidas; o que os leva a escolher tais obras (inconscientemente? Ou de que modo as questões de poder relacionadas à hierarquização sociale ao valor simbólico vão determinar essas escolhas?); e por fim, se existe um papel definido ou reservado à literatura em suas vidas. Para encontrar alguns desses leitores, realizei uma simplória pesquisa de campo em dois contextos brasilienses diferentes: a rodoviária e o café de uma livraria. O suporte utilizado foi um questionário composto de quinze perguntas relacionadas a alguns hábitos de leitura de pessoas que identificasse como leitoras, isto é, que “estivessem lendo” ou “estivessemcom algum livro na mão”. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Leitura | en |
dc.subject.keyword | Interesses na leitura | en |
dc.subject.keyword | Livros e leitura | en |
dc.title | O valor de ler : expectativas de leitores brasilienses em relação à leitura | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-03-17T13:44:30Z | - |
dc.date.available | 2014-03-17T13:44:30Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-17T13:44:30Z | - |
dc.date.submitted | 2013-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7214 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|