Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LedaMazuttiBilibio.pdf594,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do livro didático na área de ciências da natureza e matemática no ensino médio
Autor(es): Bilibio, Leda Mazutti
Orientador(es): Barreto, Cynara Caroline Kern
Assunto: Livros didáticos
Educação do campo
Ensino médio
Prática de ensino
Data de apresentação: 27-Nov-2013
Data de publicação: 17-Mar-2014
Referência: BILIBIO, Leda Mazutti. O uso do livro didático na área de ciências da natureza e matemática no ensino médio. 2013. 43 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa feita na escola municipal do campo Jorge Carlos Ferreira, sobre o uso do livro didático na escola do campo, pelos educadores que atuam na área de ciências da natureza e matemática e pelos educandos que estudam no 1º ano do ensino médio. O interesse em escolher este tema foi baseado no tempo em que trabalho nesta escola como bibliotecária e com a experiência que adquiri no decorrer do curso da LEdoC. Este curso nos ensina a trabalhar com uma metodologia diferenciada em sala de aula, estabelecendo uma relação entre o conteúdo do livro didático com a realidade dos educandos. A pesquisa foi feita através de observações em sala de aula, no estágio, nos trabalhos de IOC. e nas entrevistas feita pelos educadores e educandos da escola pesquisada. Portanto, este trabalho visa contribuir para compreensão de como podemos trabalhar em sala de aula com os educandos, para obtermos um melhor rendimento nos processos de ensino e aprendizagem e ir além dos conteúdos apresentados nos livros didáticos, tendo práticas pedagógicas diferenciadas, envolvendo o conteúdo com o cotidiano do educando. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to present a survey on municipal school field Jorge Carlos Ferreira, on the use of the textbook in the field school, the educators working in the field of natural sciences and mathematics and by students studying in 1st year school . The interest in choosing this theme was based on the time working as a librarian at this school and the experience I gained during the course of LEdoC. This course which teaches us to work with a different methodology in the classroom , establishing a relationship between the content of the textbook with the reality of the students. The survey was conducted through observation in the classroom, on stage, in the work of the IOC. and interviews done by teachers and students of the school studied. However, this work aims to contribute to understanding of how we work in the classroom with the students, to obtain a better performance in teaching and learning and go beyond the textbook, and differentiated teaching practices and engaging content with the everyday student.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons