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Título: Aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras em sites de educação a distância
Autor(es): Melo, Thais Rosa de
Orientador(es): Torre Aranda, Maria del Carmen de la
Assunto: Linguagem e línguas - estudo e ensino
Educação à distância
Educação - autonomia
Aprendizagem
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 17-Mar-2014
Referência: MELO, Thais Rosa de. Aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras em sites de educação a distância. 2013. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Letras Francês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A proposta central deste estudo é analisar dois sites de ensino de línguas estrangeiras, Livemocha e Italki, do ponto de vista de como é tratada a autonomia do aprendiz e das relações de colaboração que são estabelecidas entre eles. É feito um breve apanhado histórico da educação a distância no mundo e no Brasil e são apresentadas duas iniciativas desenvolvidas no Brasil para o ensino de línguas estrangeiras a distância, uma delas específica da língua francesa, o Francoclic, desenvolvida pelo Ministério da Educação, e a outra chamada Teletandem Brasil, desenvolvida pela UNESP – São Paulo. A fundamentação teórica é feita a partir de autores franceses e brasileiros que estudam as particularidades do ensino de línguas a distância e as características de interação entre falantes de línguas diferentes no contexto da aprendizagem. ____________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Le centre de la proposition de cette étude est l’analyse de deux sites d’apprentissage de langues etrangères, Livemocha et Italki, en ce qui concerne le traitement de l’autonomie de l’apprenant et des relations de collaboration établies entre eux. Un bref resumé de l’histoire de l’enseignement à distance dans le monde et au Brésil est fait et deux initiatives developpées au Brésil pour l’apprentissage des langues étrangéres sont presentées, l’une spécifiquement pour la langue française, Francoclic, developée par le Ministère de l’Education Bresilien et l’autre nomée Teletandem Brasil, developée par l’UNESP – São Paulo. La cadre théorique est basé sur des auteurs français et brésiliens qui étudient les particularités de l’enseignement de langues à distance et les caractéristiques d’interaction entre apprenants qui parlent des langues différentes, dans le contexte d’apprentissage.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Bacharelado em Língua e Literatura Francesa, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Francês



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