Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AneliSoaresDaSilva.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso das plantas medicinais do cerrado na Comunidade Kalunga, Ribeirao dos Bois, Teresina – GO
Autor(es): Silva, Aneli Soares da
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Plantas medicinais
Medicina popular
Cerrado
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 17-Mar-2014
Referência: SILVA, Aneli Soares da. Uso das plantas medicinais do cerrado na Comunidade Kalunga, Ribeirao dos Bois, Teresina – GO. 2013. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho registra a importância do uso das plantas medicinais do Cerrado e o que está levando à perda desses saberes e fazeres na comunidade Kalunga Ribeirão dos Bois, Teresina – GO. Foi feita uma abordagem da variedade popular do uso das plantas mais usadas pela comunidade para o tratamento de enfermidades. Este trabalho foi realizado por meio de entrevistas, tendo como referencial teórico-metodológico a história oral. As entrevistas foram realizadas com moradores de duas gerações da comunidade. A pesquisa traz uma variedade de plantas medicinais utilizadas, principalmente pelas pessoas mais velhas de Ribeirão dos Bois e revela que esse conhecimento está se fragmentando entre os moradores, especialmente os mais jovens, pois a necessidade desses sujeitos do campo terem que deixar suas localidades permite que o conhecimento tradicional do uso das plantas não seja reproduzido entre as gerações mais novas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons