Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenataMariadaConceicao.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A questão racial como expressão da questão social : um debate necessário para o serviço social
Autor(es): Conceição, Renata Maria da
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Relações raciais
Relações étnicas
Assistentes sociais - prática profissional
Serviço social - estudo e ensino
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 17-Mar-2014
Referência: CONCEIÇÃO, Renata Maria da. A questão racial como expressão da questão social: um debate necessário para o serviço social. 2013. 139 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo contribuir com o debate acerca da temática da questão étnico-racial no processo de formação em Serviço Social. Essa temática se apresenta relevante para um exercício profissional comprometido com a questão social e com a garantia dos direitos humanos. A pesquisa buscou analisar se a questão étnico-racial está inserida no processo de formação profissional em Serviço Social, com ênfase para identificar a percepção de estudantes do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília – UnB sobre a temática étnico-racial como expressão da questão social. A pesquisa realizada justifica-se pelo fato da questão racial ser uma demanda presente no cotidiano do fazer profissional do assistente social. A respectiva pesquisa se baseia na abordagem metodológica materialista histórica e dialética, por meio da qual é possível o reconhecimento da totalidade e contradição dos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais que perpassam a vida em sociedade. Por se tratar de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, considerado como o mais adequado para cumprir os objetivos propostos pela pesquisa, optou-se por utilizar a estratégia metodológica de coleta de dados por meio da aplicação de um questionário on-line na primeira fase da pesquisa e a realização de entrevista presencial. A pesquisa permitiu concluir pela necessidade de articulação das categorias de raça/etnia, classe e gênero para a compreensão das relações sociais e dos seus determinantes como fator fundamental para a intervenção profissional, haja vista as demandas sociais de origens diversas que se colocam como desafio no cotidiano do trabalho do assistente social. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to contribute to the debate about the issue of ethnic and racial issues in the training process in Social Work. This theme presents relevant for a committed social question and the guarantee of human rights professional practice. The research sought to examine whether the ethnic and racial issue is included in the training process in Social Work with an emphasis on identifying the perception of students of Social Work at the University of Brasilia - UNB on ethnic-racial issue as an expression of the question social. The research is justified by the fact that this is a racial issue in the daily professional social worker to demand. Their research is based on the historical and dialectical materialist methodological approach, whereby it is possible to recognize the totality and contradiction of the social, economic, political and cultural aspects that underlie life in society. Because this was a descriptive, exploratory qualitative study , considered the most appropriate to meet the objectives proposed by the study, we chose to use the methodological approach for collecting data through the application of an online questionnaire in the first phase of the research and conducting personal interview. The research concluded by the need to articulate the categories of race/ethnicity, class and gender in understanding social relations and its determinants as key to professional intervention factor , given the social demands of diverse backgrounds facing a challenge in daily work of the social worker.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons