Resumo: | Neste trabalho são abordados os conceitos da Sociolinguística e seu objeto de estudo: a fala (parole) visando, analisar as variações linguísticas existentes na turma da 1ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Vale da Esperança, bem como também analisar o livro didático de Língua Portuguesa utilizado como recurso pedagógico da referida turma, objetivando conhecer como é abordado o ensino da língua e os pressupostos da Sociolinguística. As razões que motivaram a realização deste trabalho se deram a partir de observações enquanto professora - pesquisadora neste contexto de pesquisa, tendo sido notório a gama de variações linguísticas existentes entre os falantes. A pesquisa é de cunho qualitativo e se fundamenta na Sociolinguística baseado em Bagno (2002, 2007, 2011); Bortoni- Ricardo (2004 e 2005); Sousa e Vellasco (2007) Calvet (2007); Antunes (2003). Enquanto professora-pesquisadora em sua prática e o aprofundamento da sociolinguística e seus pressupostos, podemos perceber o que se ensina no livro didático, relacionando com as falas dos estudantes pesquisados e dialogando com os teóricos, pois existe uma variação e transformação na língua no decorrer do tempo. Instigando assim, outra forma de trabalhar a sociolingüística no Ensino Médio. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This work examines the concepts of sociolinguistics and its object of study: speech, to identify existing linguistic variations in the class of 1st year of high school, the State College Valley of Hope, as well as investigating the textbook Portuguese Language used as pedagogical method of that class in order to study how it is approached teaching the language and assumptions of Sociolinguistics. The reasons that motivated this work is given from observations as a teacher - researcher in this research context, having been notorious range of existing linguistic variations between speakers. The research is a qualitative one and is based in based in Bagno Sociolinguistics (2002, 2007, 2011); Bortoni - Ricardo (2004 and 2005) and Sousa Vellasco (2007) Calvet (2007), Ali (2003). While teacher - researcher in his practice and the deepening of sociolinguistics and its assumptions , we can see what is taught in textbooks , relating to the statements of the students surveyed and dialoguing with the theoretical, since there is a variation and change in language over time. Instigating thus another way of working sociolinguistics in high school. |