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Título: Estratégia de leitura : língua japonesa como L2
Autor(es): Takano, Thais Yuri Takeshima
Orientador(es): Suzuki, Tae
Assunto: Aquisição da segunda língua
Compreensão na leitura
Língua japonesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 13-Mar-2014
Referência: TAKANO, Thais Yuri Takeshima. Estratégia de leitura: língua japonesa como L2. 2013. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como tópico o uso de estratégias de compreensão leitora de textos de Língua Japonesa (LJ) como segunda língua (L2), apoiado nas principais teorias cognitivas de processamento de leitura: os métodos ascendente, descendente e interativo. Para tanto, este trabalho é delineado por um estudo de caso conduzido com 8 alunos da disciplina ‘Laboratório de Língua Japonesa’ do último semestre do curso de Licenciatura em LJ da Universidade de Brasília. A coleta de dados foi realizada através de um questionário misto contendo perguntas sobre o perfil do informante e as diferentes condutas durante a leitura. Para a análise, optou-se por agrupar a amostra de acordo com variáveis relativas ao tempo de contato com a LJ que, hipoteticamente, podem marcar a competência leitora; o tempo de estudo e a frequência leitora de textos nesta língua. Buscamos refletir sobre as diferentes estratégias leitoras e observar se existe distinção de comportamento entre os grupos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study focuses in the use of texts reading comprehension strategies in Japanese Language (LJ) as a second language, supported by the main cognitive theories of reading: bottom-up, top-down and interactive models. This work is outlined in a case study conducted with eight students in a discipline of the last semester of LJ Degree in the University of Brasilia. Data collection was performed through a mixed questionnaire containing questions about the profile of the informant and the different behaviors during reading. For analysis, we chose to group the sample according to variables related to the time contact with LJ that, hypothetically, may mark the reading competence; the study time and the reading frequency of texts in this language. We seek to reflect on the different reading strategies and see if there is difference in behavior between the groups.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Língua e Literatura Japonesa, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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