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https://bdm.unb.br/handle/10483/7202
Título: | Estratégia de leitura : língua japonesa como L2 |
Autor(es): | Takano, Thais Yuri Takeshima |
Orientador(es): | Suzuki, Tae |
Assunto: | Aquisição da segunda língua Compreensão na leitura Língua japonesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 6-Dez-2013 |
Data de publicação: | 13-Mar-2014 |
Referência: | TAKANO, Thais Yuri Takeshima. Estratégia de leitura: língua japonesa como L2. 2013. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho tem como tópico o uso de estratégias de compreensão leitora
de textos de Língua Japonesa (LJ) como segunda língua (L2), apoiado nas
principais teorias cognitivas de processamento de leitura: os métodos ascendente,
descendente e interativo. Para tanto, este trabalho é delineado por um estudo de
caso conduzido com 8 alunos da disciplina ‘Laboratório de Língua Japonesa’ do
último semestre do curso de Licenciatura em LJ da Universidade de Brasília. A
coleta de dados foi realizada através de um questionário misto contendo perguntas
sobre o perfil do informante e as diferentes condutas durante a leitura. Para a
análise, optou-se por agrupar a amostra de acordo com variáveis relativas ao tempo
de contato com a LJ que, hipoteticamente, podem marcar a competência leitora; o
tempo de estudo e a frequência leitora de textos nesta língua. Buscamos refletir
sobre as diferentes estratégias leitoras e observar se existe distinção de
comportamento entre os grupos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study focuses in the use of texts reading comprehension strategies in Japanese Language (LJ) as a second language, supported by the main cognitive theories of reading: bottom-up, top-down and interactive models. This work is outlined in a case study conducted with eight students in a discipline of the last semester of LJ Degree in the University of Brasilia. Data collection was performed through a mixed questionnaire containing questions about the profile of the informant and the different behaviors during reading. For analysis, we chose to group the sample according to variables related to the time contact with LJ that, hypothetically, may mark the reading competence; the study time and the reading frequency of texts in this language. We seek to reflect on the different reading strategies and see if there is difference in behavior between the groups. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Língua e Literatura Japonesa, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
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