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dc.contributor.advisorSilva, Francisca Cordélia Oliveira da-
dc.contributor.authorSantos, Mariana Ribeiro dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Ribeiro dos. Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais. 2013. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.en
dc.description.abstractA atividade de Revisão Textual, um dos possíveis campos de atuação profissional para o graduado em Letras, vem ganhando espaço no mercado em geral e no publicitário, em especial. Pouco é sabido acerca do processo de revisão neste último. O fato se deve essencialmente à Revisão Textual – cujo objeto são os textos produzidos nos discursos –, estar tradicionalmente arraigada ao discurso verbal na modalidade escrita, desconsiderando o caráter multissemiótico da comunicação, que produz textos multimodais, os quais compõem e constroem o discurso publicitário. Este trabalho objetiva evidenciar a importância de se considerar, na revisão textual, o cenário multissemiótico comunicatório, além de reconhecer os atores, os mecanismos, os processos e os produtos envolvidos na comunicação que constroem o significado, e não apenas o produto, com vistas a alcançar uma Revisão de Textos mais efetiva, reflexiva e crítica. Para tanto, são feitas análises de anúncios publicitários, baseando-se em teoria e metodologia fornecidas pela Análise do Discurso Crítica (ADC), Multimodalidade e Gramática Visual, a fim de apontar caminhos de reflexão ao revisor de textos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe Recension occupation, one of the possible professional acting fields for a Languages/Literature graduate, has increased importance in the general and – specially – advertising labour market. Little is known about the reviewing process on the latter one. That is essentially due to Recension – whose targets are produced texts in speeches – has traditionally been rooted in the verbal discourse in the written modality disregarding the multisemiotic aspect of communication which produces multimodal texts that comprise and build the advertising discourse. This present paper aims to evince the importance of considering, in textual review, the communicating multisemiotic scenario in addition to recognizing the actors, mechanisms, processes and products involved that build meaning in the communication, and not just the product, in order to achieve a more effective, reflective and critical Recension. Therefore, commercials analysis are made based on theory and methodology provided by Critical Discourse Analysis (CDA), Multimodality and Visual Grammar in order to point out ways of reflection to the text reviewer.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRevisão de textosen
dc.subject.keywordAnálise do Discurso Crítica (ADC)en
dc.subject.keywordPropagandaen
dc.titleRepensando a revisão textual em textos publicitários multimodaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-03-12T15:36:17Z-
dc.date.available2014-03-12T15:36:17Z-
dc.date.issued2014-03-12T15:36:17Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7198-
dc.language.isoPortuguêsen
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