Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7189
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuanaSignorelliFariaDaCosta.pdf648,75 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
dc.contributor.authorCosta, Luana Signorelli Faria da-
dc.identifier.citationCOSTA, Luana Signorelli Faria da. O retrato de Oscar Wilde: paradigmas de um autor que nunca envelhece. 2013. 65 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013.en
dc.description.abstractEsta monografia pretende tratar a obra O Retrato de Dorian Grey, do irlandês Oscar Wilde, como uma forma de expressão aberta e em diálogo constante tanto com a arte quanto com a realidade. A arte é o espelho do homem no momento em que pela técnica, e somente por ela, faz-se vivo e perpétuo o trabalho humano. É estabelecida uma relação entre arte e vida e a arte torna-se essencial, necessária. Esta monografia também visa a uma breve representação, a fim de explicação histórica, sobre o que foi a decadência aristocrática – a crise da aristocracia capitalista – que não deixa de ser também uma crise da arte representativa. O realismo então é uma ponte literária que culmina no modernismo. O período literário do realismo teve repercussões diferentes ao redor do mundo. O objetivo do trabalho foi compor um fio de forma tal que a literatura não se restringisse somente à produção realizada no Brasil. No entanto, é de interesse também aqui uma breve comparação com o realismo brasileiro, em uma tentativa de contemplar a totalidade literária que correspondesse ao período realista. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis monograph aims to treat the book The Portrait of Dorian Gray, of the Irish Oscar Wilde, as a form of open expression and constant dialogue with both art and reality. Art is the mirror of a man, and through his technique, it makes the human labor alive and perpetual. In this work, it’s established a relationship between art and life and art becomes essential, necessary. This monograph also aims to a brief representation of the historical panorama, explaining about what was the aristocratic decadence – the crisis of the capitalist aristocracy – which is nevertheless also the crisis of the representative art. The realism is then a literary bridge that culminates in modernism. The literary period of realism had different repercussions around the world. The objective was to compose a wire such that the literature is not restricted only to the Brazilian production. However, it is also of interest here a brief comparison with the Brazilian realism, in an attempt to cover the entire literary period that corresponded to the realistic.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordWilde, Oscar, 1854-1900en
dc.subject.keywordLiteratura e sociedadeen
dc.subject.keywordRealismo na literaturaen
dc.titleO retrato de Oscar Wilde : paradigmas de um autor que nunca envelheceen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-03-11T14:55:29Z-
dc.date.available2014-03-11T14:55:29Z-
dc.date.issued2014-03-11T14:55:29Z-
dc.date.submitted2013-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7189-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons