Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_ThaisImperatori.pdf305,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A compreensão de cuidadoras sobre o cuidado de familiares idosos com Doença de Alzheimer
Autor(es): Imperatori, Thaís Kristosch
Orientador(es): Diniz, Debora
Assunto: Alzheimer, Doença de
Idosos - doenças
Envelhecimento
Cuidados de saúde
Data de apresentação: Dez-2007
Data de publicação: 19-Nov-2009
Referência: IMPERATORI, Thaís Kristosch. A compreensão de cuidadoras sobre o cuidado de familiares idosos com Doença de Alzheimer. 2007. 59 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Estado, a sociedade e a família, de forma particular no âmbito da saúde. Um importante problema de saúde da população idosa são as demências, especialmente a Doença de Alzheimer, que gera gradativa perda da independência e autonomia do idoso, e conseqüentemente, grande impacto no sistema familiar e a necessidade de alguém para assumir os cuidados. A presente pesquisa analisa a experiência do serviço do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília e tem o objetivo de compreender como as cuidadoras de idosos com Doença de Alzheimer participam do tratamento dos idosos, realizam os cuidados e quais informações elas têm sobre a doença. Para tanto foi utilizada metodologia qualitativa para coleta, registro e análise dos dados, sendo realizadas entrevistas semi-estruturadas com 20 cuidadoras. Os resultados mostraram que as cuidadoras compreendem o caráter crônico e progressivo e que o cuidado é realizado a partir de diversas atividades, que incluem o cuidado restrito a doença, como dar medicação, realizar exames e ir a consultas, e fatores subjetivos, afetivos e emocionais, dentre eles, dar carinho, amor, atenção ao paciente. Destaca-se ainda que embora a literatura aponte que o cuidado seja prestado pela família, a tarefa de cuidar é centralizada na figura de uma cuidadora, que pode ou não contar com a colaboração de outros cuidadores ou cuidadoras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.12.TCC.716
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.