Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7154
Título: | Abordagem da distinção flexão e derivação : uma análise em livros didáticos e gramáticas escolares |
Autor(es): | Bernardo, Ana Clara Carmona |
Orientador(es): | Vicente, Helena da Silva Guerra |
Assunto: | Língua portuguesa - verbos Língua portuguesa - gramática Livros didáticos |
Data de apresentação: | 2-Dez-2013 |
Data de publicação: | 6-Mar-2014 |
Referência: | BERNARDO, Ana Clara Carmona. Abordagem da distinção flexão e derivação: uma análise em livros didáticos e gramáticas escolares. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras – Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho pretende apontar alguns critérios que podem ser utilizados para distinguir a flexão da derivação, através da análise das variações dos nomes em gênero, número e grau. Além disso, será investigado de que forma as gramáticas tradicionais, os livros didáticos e as gramáticas escolares abordam o tema, a fim de contrapor tais abordagens e analisá-las a partir dos pressupostos gerativistas. Outro objetivo deste estudo é perceber se as atividades propostas pelos livros e gramáticas estimulam o resgate do conhecimento prévio do aluno, isto é, se trazem à consciência dele a informação que este já detém sobre a sua língua, para, em seguida, apresentar-lhe um conteúdo novo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Bacharelado em Letras – Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons