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Título: Cateterismo intermitente limpo : experiência do processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes com bexiga neurogênica e suas famílias
Autor(es): Rodrigues, Dayana de Oliveira
Orientador(es): Santos, Carlos Eduardo dos
Coorientador(es): Martins, Gisele
Assunto: Cateterismo uretral intermitente
Bexiga - doenças
Crianças - saúde e higiene
Data de apresentação: 5-Nov-2013
Data de publicação: 6-Mar-2014
Referência: RODRIGUES, Dayana de Oliveira. Cateterismo intermitente limpo: experiência do processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes com bexiga neurogênica e suas famílias. 2013. 52 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A bexiga neurogênica acarreta dificuldades tanto nas funções de armazenamento quanto esvaziamento vesical. Desse modo, o manejo da mesma é realizado na maioria dos casos por meio do cateterismo intermitente, que tem como principal repercussão terapêutica a preservação da função renal. A técnica limpa do cateterismo intermitente limpo (CIL) é um recurso seguro e de fácil execução. Esse procedimento proporciona um funcionamento vesical próximo do fisiológico, reduzindo episódios de infecção urinária, além de promover reflexos positivos na autoestima. Nas estratégias educativas utilizadas para o ensino do CIL é importante que seja mostrado cada etapa do procedimento, reavaliando sempre com o paciente ou o cuidador, a capacidade de compreensão adequada. O método utilizado nesta pesquisa foi o estudo descritivo, de corte transversal, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 14 famílias do Distrito Federal. O objetivo geral foi compreender e descrever a experiência do processo de ensino-aprendizagem na ótica da população pediátrica e do cuidador. O panorama geral de resultados entre crianças e cuidadores foi que a maioria não sabe a etiologia da BN, sabem identificar a presença de ITU e tiveram pelo menos um episódio por ano, sabem o motivo e a importância da realização do CIL, aprenderam com enfermeiro em centro de reabilitação e precisaram de pelo menos 4 aulas, apesar de todos terem tido supervisão nas primeiras tentativas. Se sentem satisfeitos e confortaveis em realizar o procedimento e o método utilizado foi mostrar na própria criança. A maioria dos cuidadores não possui rede social de apoio e não ditam nenhum ponto negativo no CIL. O enfermeiro é visto como o profissional responsável pelo ensino do CIL seja à criança, adolescente ou família, utilizando a demonstração do procedimento como principal abordagem pedagógica. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The neurogenic bladder leads to difficulties in storing or emptying the contents of the bladder. The management of neurogenic bladder is accomplished in most cases by means of intermittent catheterization, avoiding deterioration of renal and urinary tract infections. The technique of clean intermittent catheterization is a safety feature and easy to perform. In educational strategies for teaching the CIL is necessary to reassess the patient or caregiver proper understanding. The method consisted of descriptive, cross-sectional study using semi-structured interviews with 14 families of the Federal District. The overall goal was to understand and describe the experience of teaching and learning in the perspective of the pediatric population and the caregiver. The overall results between children and caregivers was that most do not know the etiology of BN, know how to identify the presence of UTI and had at least one episode per year , know your subject and the importance of completing the CIL , learned from a nurse in the center rehabilitation and needed at least 4 classes , although all had oversight in the first attempts . Feel satisfied and comfortable in performing the procedure and the method used was to show the child itself. Most caregivers do not have the social support network and not dictate any negative point in CIL. The nurse is seen as the professional responsible for teaching the CIL is the child, adolescent or family using the demonstration of the procedure as a main pedagogical approach.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2013.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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