Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7145
Título: | Complemento nominal vs. adjunto adnominal : uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista |
Autor(es): | Cruz, Arion de Souza |
Orientador(es): | Vicente, Helena da Silva Guerra |
Assunto: | Língua portuguesa - sintaxe Língua portuguesa - gramática Livros didáticos |
Data de apresentação: | 26-Jul-2013 |
Data de publicação: | 6-Mar-2014 |
Referência: | CRUZ, Arion de Souza. Complemento nominal vs. adjunto adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. 2013. 39 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Neste trabalho pretendemos distinguir as funções sintáticas complemento nominal e adjunto adnominal dentro dos módulos da gramática gerativa por meio das noções de complementação e adjunção, verificar como essas funções vem sendo tratadas de forma controversa pela tradição gramatical quando em uma dada configuração sintática, em que se apresentam estruturalmente idênticas, e como elas estão sendo trabalhadas no ensino, tomando como referência alguns livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. __________________________________________________________________________ ABSTRACT In this work we intend to distinguish the syntactic functions nominal complement and adjunct within modules of generative grammar through the notions of complementary and adjunct, to check how those functions are being handled by the grammatical tradition when in a given syntactic configuration in which have identical structures, and how they are being worked in teaching, with reference to some textbooks approved by the Brazilian National Textbook Program - PNLD. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguistica, Português e Línguas Clássicas, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons