Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoisaMariaDeLimaSantos.pdf188,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A representação da mulher em contos de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Santos, Joísa Maria de Lima
Orientador(es): Leal, Virgínia Maria Vasconcelos
Assunto: Mulheres na literatura
Literatura brasileira
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 25-Fev-2014
Referência: SANTOS, Joísa Maria de Lima. A representação da mulher em contos de Lygia Fagundes Telles. 2012. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português)–Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A escritora Lygia Fagundes Telles tem sua representatividade na literatura brasileira por suas obras da ficção transportarem para a realidade. O estudo sobre a representação da mulher nos contos da escritora será analisado sobre um viés de como as personagens representam a sociedade visualizando as relações existentes entre o gênero feminino diante dos dramas humanos. Cada conto apresenta suas personagens em seu universo individual, mas que se unem no desfecho da história por se tratarem da interioridade do ser, das angústias, da solidão, da opressão, enfim dos desígnios do ser humano. O principal objetivo desse trabalho é analisar os contos a partir das perspectivas das personagens e visualizar como elas são construídas nas narrativas. A recorrência de suas manifestações em um recorte da obra é de investigar através de que representações estas personagens estão inseridas, tendo como suporte teórico a critica feminista e a analise textual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teorias Literárias e Literatura, Licenciatura em Letras Português, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons