Resumo: | O presente trabalho apresenta os currículos dos cursos de Letras-Japonês de oito universidades do Brasil. Os estudos mostraram que devido a estabilidade da organização disciplinar no currículo, os conteúdos de ensino são organizados por disciplinas. No entanto, através das ementas de algumas disciplinas, constatou-se que apesar dos conteúdos terem objetivos similares, os métodos e abordagens são diferentes. Os objetivos não estão restritos à uma lista de conteúdos, o que chamou atenção para diferentes possibilidades de representação das áreas de conhecimento. Considerando que o conteúdo pode ser organizado e ensinado de acordo com a sua finalidade, pretende-se com este trabalho apresentar uma proposta de currículo integrado por projetos. O currículo integrado está fundamentado no princípio de que uma disciplina incorpora objetivos e conhecimentos articulados de diferentes formas. Os dados desta pesquisa foram elaborados a partir da coleta de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na internet, além dos questionários aplicados aos docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Letras-Japonês da Universidade de Brasília. Os dados obtidos através do questionário aplicado aos docentes, possibilitou conhecer um pouco do perfil dos docentes do curso de Letras-Japonês e seus campos de atividades. Os questionários aplicados aos dicentes mostrou a importância de apresentar aos alunos as diversas áreas possíveis para melhor orientação durante a sua formação e futura escolha para atuação profissional. Os resultados desta investigação apontam que o currículo integrado, estruturado nos princípios de interdisciplinaridade e transversalidade, podem auxiliar na superação da fragmentação dos conteúdos curriculares. O trabalho contribuiu para representar como são estruturados os currículos dos cursos de Letras-Japonês das universidades pesquisadas, bem como disciplinas, planejamento e conteúdo. Com isso espera-se colaborar para a futura e eventual elaboração de um currículo flexível e integrador para o curso de Licenciatura Letras-Japonês da Universidade de Brasília. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work shows the curriculums of the Japanese’s Courses from eight universities in Brazil. Studies have shown that due to the stability of the disciplinary organization in the curriculum, the teaching contents are organized by disciplines. However, through content of the menus of some subjects, it was found that although the contents have similar objectives, methods and approaches are different. The goals are not restricted to a list of contents, which drew attention to different possibilities of representation of knowledge areas. Whereas the organization of content can be taught in accordance with the purpose of teaching, it is intended with this paper to present a proposal for an integrated curriculum projects. The integrated curriculum is based on the principle that a discipline incorporates goals and knowledge articulated in different ways. This research data were developed from the collection of already published material, consisting mainly of books, journal articles and materials available on the Internet, in addition to interviews with the teachers and students of Bachelor of Letters-Japanese at the University of Brasilia. The data obtained through the applied sources allowed the teachers to know a little of the profile of the course teachers of Arts-Japanese and their areas of expertise. The applied sources to the teachers showed the importance to introduce students to the various areas of expertise to better orientation during their training and future choice for professional performance. The results of this investigation show that the integrated curriculum and structured and the principles of interdisciplinary and transversality can help overcome the fragmentation of the curriculum content. The work contributed to represent how they are structured curriculums of universities and disciplines, planning and content. Therefore, we expect to contribute to the potential future development of a flexible and integrative curriculum for the Degree-Japanese Letters of the University of Brasilia. |