Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7110
Título: | Percepções e estratégias de leitura dos professores do ensino fundamental para a formação continuada : estudo de caso na Escola Classe 510 de Samambaia (DF) |
Autor(es): | Silva, Elidiane Lima da |
Orientador(es): | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
Assunto: | Comportamento informacional Professores - formação Leitura - educação Educação permanente Professores de ensino fundamental |
Data de apresentação: | 2-Dez-2013 |
Data de publicação: | 19-Fev-2014 |
Referência: | SILVA, Elidiane Lima da. Percepções e estratégias de leitura dos professores do ensino fundamental para a formação continuada: estudo de caso na Escola Classe 510 de Samambaia (DF). 2013. 136 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A pesquisa analisa as necessidades e o uso da informação dos professores do ensino fundamental, considerando as percepções e estratégias de leitura para a formação continuada. Para tanto, realiza estudo de caso na Escola Classe 510 de Samambaia, no Distrito Federal. O estudo é de cunho exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Questionários e entrevistas são os instrumentos de coletas de dados utilizados. Os resultados mostram que o tipo de informação utilizado com maior frequência pelos professores relaciona-se ao conhecimento das disciplinas ministradas. Poucos professores utilizam frequentemente informações sobre tecnologia. O meio oral é o mais utilizado para buscar informações relacionadas à atuação docente e há grande participação e satisfação em eventos de formação continuada promovidos pela escola estudada/Secretaria de Educação do Distrito Federal. A maioria dos docentes prefere realizar leituras em meio impresso, lê por prazer, aprendeu sobre estratégias de leitura em cursos de formação continuada e utiliza as estratégias nas próprias leituras, como também ensina aos estudantes em sala de aula. A utilização de estratégias de leitura é indicativo de leitor ativo e competente, portanto é necessário compreender a concepção leitora dos docentes para que eles possam influenciar na formação leitora dos estudantes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work is an analysis of the needs and the use of information from Middle School teachers which considers their perceptions and reading strategies for a continuing education. It basically consists in case studies taken in Escola Classe 510, Samambaia, DF. This is an exploratory study with a qualitative-quantitative view. Data collection instruments used was the questionnaires and interviews. The results show that the type of information most frequently used by teachers related to the knowledge of the subjects taught. Teachers don’t often use information about technology. Oral methods are commonly used to collect information related to teachers teaching methods with also big participation and satisfaction in events promoted by the studied school and Department of Education of Distrito Federal. Most of the preferred printed papers reading, enjoy reading, learned their reading strategies in continuing education courses and use them on their own readings, as well as teach them to students. The use of readings strategies indicates an active and efficient reader, so its necessary to understand teachers reading profiles so properly influence students reading formation. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2013. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons