Resumo: | O conceito de lugar tem feito parte das propostas metodológicas para o ensino de Geografia nos trabalhos de boa parte dos geógrafos contemporâneos que buscam contribuir com a atividade docente, levando em consideração os processos de construção de conhecimento e formação de conceitos. Essas propostas se baseiam na perspectiva da Geografia Humanística, abordando os aspectos da subjetividade e da afetividade e as contribuições socioconstrutivistas de Vygotsky acerca do desenvolvimento cognitivo. A perspectiva da Geografia Crítica também é abordada nessas propostas, no que diz respeito à relação entre os lugares e o mundo, diante dos processos de globalização e produção do espaço pela sociedade. Essas perspectivas estão presentes nos documentos que direcionam os currículos do ensino médio: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Currículo da Educação Básica - Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Considerando esse cenário, o presente trabalho buscou verificar como se dá o trabalho do professor de Geografia do ensino médio em relação ao conceito de lugar. A pesquisa se desenvolveu nas escolas públicas da Asa Sul e Asa Norte, na Região Administrativa I – Brasília, Distrito Federal, com cinco professores de quatro escolas. Foi aplicado um questionário que buscou articular o conceito de lugar com a identidade, o pertencimento, a cidadania, o cotidiano e a produção do espaço. A análise das respostas demonstrou que os professores são conscientes da importância do conceito de lugar no ensino de Geografia e que, ainda que o conceito em si não seja muito trabalhado, a perspectiva do cotidiano do aluno é evidenciada na prática pedagógica deles. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The concept of place has been part of the proposed methodology for the teaching of geography in the work of much of contemporary geographers who seek to contribute to the teaching activity, taking into account the processes of knowledge construction and concept formation. These proposals are based on the perspective of Humanistic Geography, addressing aspects of subjectivity and affectivity and contributions of Vygotsky's cognitive development. The prospect of Critical Geography is also addressed in these proposals, with regard to the relationship between places and the world, before the processes of globalization and the production of space by society. These perspectives are present in the documents that drive the curriculum of school: Parâmetros Curriculares Nacionais of the Ministry of Education and Currículo da Educação Básica – Ensino Médio of the State Department of Education of Federal District. Considering this scenario, this work aimed to verify how is the work of a professor of geography in relation to the concept of place. The research was developed in the public schools of Asa Sul and Asa Norte, Administrative Region I - Brasilia, Federal District, with five teachers from four schools. We used a questionnaire that sought to articulate the concept of place with identity, belonging, citizenship, the everyday and the production of space. Analysis of the responses showed that teachers are aware of the importance of the concept of place in the teaching of geography and that, although the concept itself is not really working, the prospect of everyday student's life is evidenced in their teaching practice. |