Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7106
Título: | Biblioteca escolar em cursos de idiomas como suporte informacional no aprendizado de língua estrangeira : estudo de caso do Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Brasília |
Autor(es): | Santos, Nádia Galdino Freitas dos |
Orientador(es): | Borges, Maria Alice Guimarães |
Assunto: | Sociedade da informação Bibliotecas escolares Bibliotecas especializadas Linguagem e línguas - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 9-Dez-2013 |
Data de publicação: | 19-Fev-2014 |
Referência: | SANTOS, Nádia Galdino Freitas dos. Biblioteca escolar em cursos de idiomas como suporte informacional no aprendizado de língua estrangeira: estudo de caso do Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Brasília. 2013. 88 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo conhecer as bibliotecas das escolas e cursos de idiomas e verificar sua importância como suporte informacional no aprendizado de língua estrangeira por meio de um estudo de caso com a Sala de Leitura/Biblioteca Nilce do Val Galante Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Brasília. Para a realização do presente trabalho, foram elaboradas pesquisas documental, descritiva e exploratória. A primeira constitui-se de revisão de literatura sobre os temas: Sociedade da Informação e do Conhecimento (SIC); ensino de língua estrangeira (LE); biblioteca especializada e escolar. A segunda baseia-se no diagnóstico do CIL e da Biblioteca. A terceira, por fim, demostra o resultado da aplicação de questionários aos alunos, professores e responsável pela biblioteca, a qual possibilitou verificar as características e situação atual desse tipo de biblioteca, além de identificar as principais necessidades de informação dos seus usuários. Dentre as sugestões apresentadas pelos respondentes, destacam-se a maior divulgação do acervo e serviços; maior presença da tecnologia na biblioteca – tanto por meio da informatização do acervo quanto da maior disponibilização de computadores para uso dos alunos – e a presença de profissionais bibliotecários com conhecimento de idiomas. Sugere-se a continuidade de estudos como esse a fim de contribuir para uma maior divulgação da importância tanto do ensino de língua estrangeira quanto de uma biblioteca como suporte ao processo de ensino-aprendizagem nesse contexto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This monograph aims to know the libraries of language schools and courses and verify its importance as informational support in language learning through a case study of Sala de Leitura/Biblioteca Nilce do Val Galante Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Brasília. For the accomplishment of this work, documentary, descriptive and exploratory researches were prepared. The first consisted of a literature review on the topics: Information and Knowledge Society (SIC); teaching of foreign language (FL); specialized and school libraries. The second is based on the diagnosis of CIL and its library. The third, finally, demonstrates the result of the application of questionnaires to the students, teachers and the person responsible for the library, which enabled us to verify the features and current status of this kind of library, and identifies key information needs of its users. Among the suggestions made by the respondents, it can be highlighted the wider dissemination of its collections and services; increased presence of technology in the library - both through the computerization of the library as the increased availability of computers for student use - and the presence of librarians training with knowledge of languages. We suggest the continuity of such studies in order to contribute to the wider dissemination of the importance of both foreign language teaching and a library that serves as a support in the teaching-learning in this context. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2013. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons