Resumo: | O foco desse estudo é a importância e a valorização da arte-educação no Ensino Médio em escolas públicas do Distrito Federal. Para que o ensino da arte seja reconhecido e valorizado nas escolas como área do saber são necessários investimentos na capacitação contínua do professor, um planejamento docente consciente onde o apreciar, o contextualizar e o fazer artístico seja uma prática real, oferecer as diversas linguagens artísticas dentro do contexto institucional, criar condições físicas e materiais apropriados face às peculiaridades das linguagens artísticas, rever a grade horária do componente curricular e ainda contemplar o ensino da arte com equidade dentro da proposta pedagógica da escola. Essa pesquisa, qualitativa de caráter exploratória, teve a finalidade de identificar e analisar a importância e a valorização atribuída à arte-educação em duas escolas distintas. Utilizou-se para isso, entrevistas com questões fixas que se desdobraram em outras, observações de aulas e análise documental dos projetos pedagógicos, discutindo resultados com base em estudiosos da arte-educação. Os resultados revelam condições físicas e materiais conquistados; receptividade pelo ensino da arte: boa pela maior parte dos alunos, regular pelos professores e a ser construída nos demais segmentos da escola; contemplação da arte-educação na proposta pedagógica ainda insipiente, limitando-se a alguns projetos interdisciplinares; falta de oferta de linguagens artísticas; número elevado de alunos por turma, comprometendo o processo ensino-aprendizagem e alguns preconceitos com relação ao componente curricular. Foi evidenciado em uma das escolas um reconhecimento crescente da arte-educação através da realização de projetos interdisciplinares, dos quais a arte participa legitimamente como um saber. A inclusão das linguagens artísticas no Programa de Avaliação Seriada (PAS) e no vestibular, ambos da Universidade de Brasília (UnB), foi identificada como um fator de ascensão e equidade com os demais componentes, o que vem a contribuir com a valorização do ensino das artes. Evidencia-se assim que políticas públicas de reconhecimento do ensino da arte, o trabalho com projetos interdisciplinares e ações de formação continuada que propiciem reflexão sobre a prática pedagógica, os quais resultam na formação integral do educando, consequentemente implicarão no reconhecimento da importância e do valor do ensino da arte. ________________________________________________________________________ ABSTRACT The focus of this study is the importance and value of art education in high school in the public schools of the Federal District. For art education is recognized and valued in schools as an area of knowledge are necessary investments in continuous training of teachers, teaching conscious planning where to enjoy the artistic context and make it real practice, offer the diverse artistic languages within the institutional context, creating physical and material conditions appropriate face to the peculiarities of artistic languages, review the timetable of the curricular component and also consider art education with equity within the pedagogical school. This research, exploratory qualitative character, aimed to identify and analyze the importance and value attributed to art education in two different schools. Was used for this, interviews with issues fixed that unfolded in other, classroom observations and document analysis of educational projects, discussing results based on students of art education. The results reveal the physical and material conquered; receptivity for art education: good for most of the students, and the regular teachers be built in other segments of the school; contemplation of art education in pedagogical still incipient, limited to some interdisciplinary projects, lack of supply of artistic, high number of students per class, undermining the teaching-learning process and some prejudices regarding curriculum component. It was shown in one of the schools is a growing recognition of art education by conducting interdisciplinary projects, which art participates as a legitimately know. The inclusion of artistic languages in Serial Evaluation Program (SBP) and the entrance exam, both of the University of Brasilia (UNB), has been identified as a factor in the rise and equity with the other components, which is contributing to the enhancement of teaching arts. It is evident therefore that public policy recognition of teaching art, working with interdisciplinary projects and training activities that foster continued reflection on pedagogical practices, which result in the formation of the student, thus imply the recognition of the importance and value teaching art. |