Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7078
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BrunaBarbosaLucena.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A regionalização na elaboração de estratégias de desenvolvimento da microrregião Vão do Paranã – GO
Autor(es): Lucena, Bruna Barbosa de
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Goiás (GO)
Desenvolvimento regional
Planejamento regional
Data de apresentação: 8-Out-2012
Data de publicação: 13-Fev-2014
Referência: LUCENA, Bruna Barbosa de. A regionalização na elaboração de estratégias de desenvolvimento da microrregião Vão do Paranã – GO. 2012. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A regionalização é uma forma de diferenciar a superfície terrestre em regiões para uma determinada finalidade através da junção de características próprias que a tornam singulares dentro de um todo global. Sendo assim, o Estado de Goiás foi regionalizado em cinco mesorregiões pelo IBGE, e dentro dessas em dezoito microrregiões. Dentre elas encontra-se a microrregião do Vão do Paranã. Esta apresenta os menores indicadores de todo o Estado de Goiás e mesmo diante desse fato e das tentativas do próprio Governo do Estado de desenvolvê-la até o dado momento não se obteve sucesso para que o almejado desenvolvimento fosse alcançado. Desenvolvimento esse que não se refere apenas ao crescimento econômico, já que a microrregião desenvolve atividades ligadas à pecuária que prosperam, e sim que englobe o desenvolvimento humano e que possibilite que esta possa se auto gerir sem necessitar da subordinação característica de regiões consideradas subdesenvolvidas para com regiões desenvolvidas. Isso se dá devido às generalizações dos planejamentos regionais que homogeneízam as regiões dentro do Estado tomando-as como similares, ou até mesmo iguais, e se voltando apenas para o lado do desenvolvimento do agronegócio, muito característico e marcante dentro do mesmo. Dessa forma, faz-se necessária a elaboração de estratégias próprias que aproveitem as principais atividades e potencialidades do Vão do Paranã para que o desenvolvimento desejado seja obtido em um curto espaço de tempo e com pouco investimento financeiro e técnico. Analisar os dados da microrregião, as principais atividades e potencialidades e montar estratégias que possibilitem o desenvolvimento é o que o presente trabalho se propõe a fazer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons