Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RicardoEllerAranha.pdf826,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Classificação automatizada de unidades de vegetação utilizando séries temporais de dados MODIS em Roraima (RR)
Autor(es): Aranha, Ricardo Eller
Orientador(es): Carvalho Júnior, Osmar Abílio de
Assunto: Sensoriamento remoto
Processamento de imagens - técnicas digitais
Análise de séries temporais
Data de apresentação: 8-Out-2012
Data de publicação: 12-Fev-2014
Referência: ARANHA, Ricardo Eller. Classificação automatizada de unidades de vegetação utilizando séries temporais de dados MODIS em Roraima (RR). 2012. [27] f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O cerrado de Roraima se destaca no Brasil por ser o maior enclave dessa vegetação em meio a formações florestais amazônicas. Localmente é conhecido como Lavrado e tem importante papel ecológico na manutenção da diversidade de espécies. O presente trabalho buscou desenvolver e testar uma metodologia baseada na detecção de perfis espectrais de dinâmica sazonal das unidades fitofisionômicas presentes no Lavrado e nas redondezas. O banco de dados para análise foi construído utilizando séries temporais do sensor MODIS. As informações foram extraídas com base na reflectância dos alvos e comparadas com a delimitação de vegetação produzidas pelo PROBIO. Para a construção do banco de dados foi necessário realizar primeiramente uma separação da fração de ruídos da fração de sinal das séries de imagens. Os métodos utilizados para a filtragem foram: a filtragem por mediana de janela móvel e transformação MNF. A metodologia de classificação se mostrou eficiente e o resultado final se aproxima da delimitação realizada pelo PROBIO por meio da segmentação de imagens e interpretação visual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons