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Título: A biogeografia na formação em Geografia nas universidades federais brasileiras
Autor(es): Andrade, Ananda Santa Rosa de
Orientador(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto: Biogeografia
Grupos de pesquisa
Geógrafos - formação
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 29-Mai-2012
Data de publicação: 11-Fev-2014
Referência: ANDRADE, Ananda Santa Rosa de. A biogeografia na formação em Geografia nas universidades federais brasileiras. 2012. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Biogeografia é a disciplina ou a ciência que estuda a distribuição das espécies. A abordagem biogeográfica é complexa e ampla devido ao interesse que suscita junto a vários campos disciplinares – Biologia, Geografia, Ecologia, Engenharias Ambiental e Florestal, Agronomia, etc. –, campos estes que possuem áreas de trabalho distintos. Como pesquisador em Biogeografia, o geógrafo utiliza técnicas e conceitos da Ecologia, Botânica e Zoologia. Considerando o enfoque central da Biogeografia, no qual ainda persiste na idéia geral de distribuição de espécies omitindo, pois, a perspectiva da espacialização dos processos sociais, e considerando também a importância do geógrafo nos estudos de natureza e de sociedade, esta pesquisa teve a intenção em responder: a Biogeografia possui importância e interesse para as pesquisas em Geografia? Deste modo, o principal objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento da Biogeografia, com ênfase na formação do geógrafo, os grupos de pesquisa dos Departamentos de Geografia no Brasil e a história do pensamento geográfico brasileiro. Procuramos examinar um pouco da história do pensamento biogeográfico, da antiguidade à contemporaneidade, mas com o desígnio mais particular de vir a perceber seu desenvolvimento no âmbito brasileiro. Para a pesquisa curricular da Geografia do Brasil, houve análise da legislação brasileira de ensino nos cursos de Geografia, apoiada nas Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação. Quanto aos grupos de pesquisa, usou-se a mesma amostra de universidades dos cursos de Geografia. A análise, todavia, não ficou retida apenas aos cursos de graduação; sendo estendida aos Programas de Pós-Graduação e a eventuais laboratórios criados junto a Departamentos de Geografia. A Biogeografia parece nunca ter sido realmente protagonista na ciência geográfica brasileira. Em contrapartida, parece-nos que seria uma grande falácia afirmar que a Biogeografia não interessa a Geografia. Seria necessário inventar um subcampo dentro da Biogeografia, de maneira a que ele viesse a atender efetivamente as necessidades identitárias do geógrafo. Apesar da intenção do trabalho ter sido alcançada, o estudo ainda é bastante precoce. Os cursos de Geografia também estão disseminados em universidades estaduais e instituições particulares. Valeria a pena conferir a atuação/situação delas com respeito à Biogeografia. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Biogeography is the field of science that studies the distribution of species. A biogeographical approach is complex and wide due to the interest it raises among the various disciplines - Biology, Geography, Ecology, Environmental Engineering, Forestry, Agriculture, etc. – that end up working in different fields. The geographer that works with biogeography uses principles and methods from Ecology, Botany and Zoology. Considering the central focus of biogeography, which still persists the general idea of "species distribution" - omitting, therefore, the prospect of the spatialization of social processes, and also considering the importance of the geographer in studies of nature and society, this research was intended to answer: does biogeography have an importance and interest for studies in geography? Therefore, the main objective of this study was to analyze the development of Biogeography, with emphasis on the training of the geographer, in research groups of Geography Departments in Brazil and in Brazilian history and epistemology of geography. We seek to examine some of the history of biogeographical thought, from antiquity to contemporary times, but more particularly with its development in Brazil. Regarding the curriculum research of Brazilian Geography courses, we analyzed the Brazilian legislation for Geography courses within the National Curriculum Guidelines established by the Ministry of Education. As for the research groups, we used the same sample of universities. The analysis, however, was not limited to undergraduate courses; being extended to Graduate Programs and any laboratories created within Departments of Geography. Biogeography seems to never have actually been a protagonist in Brazilian geographical science. On the other hand, it seems that it would be a great fallacy to say that Biogeography does not matter to Geography. It would be necessary to invent a subfield within Biogeography, so that it would effectively meet the needs of the geographer’s identity. Despite the objective of this work have been achieved, the study is still very early. Geography courses are also widespread in state universities and private institutions. It would be worth verifying the work/situation of these schools in respect to biogeography.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2012.
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