Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_LuanaReginaNascimento.pdf360,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência sexual contra mulheres deficientes mentais : a perspectiva dos profissionais que as atendem nas organizações não-governamentais
Autor(es): Nascimento, Luana Regina Ferreira do
Orientador(es): Diniz, Debora
Assunto: Mulheres - violência
Pessoas com deficiência intelectual
Violência sexual
Organizações não-governamentais
Data de apresentação: Dez-2007
Data de publicação: 18-Nov-2009
Referência: NASCIMENTO, Luana Regina Ferreira do. Violência sexual contra mulheres deficientes mentais: a perspectiva dos profissionais que as atendem nas organizações não-governamentais. 2007. 71 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este estudo analisa o fenômeno da violência sexual contra mulheres deficientes mentais, a partir de relatos de profissionais de Organizações Não-Governamentais (ONGs). O objetivo deste estudo é o de oferecer um estudo descritivo e exploratório sobre o problema da violência sexual contra mulheres deficientes mentais, com vistas a dar visibilidade ao tema bem como promover e provocar uma reflexão inicial sobre ele, dado o seu ineditismo no Brasil. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com profissionais de 7 (sete) ONGs. Dentre os principais resultados, se pode destacar: 1- a prática de violência sexual contra mulheres deficientes mentais não é um fato pontual, raro e incomum, pois foram encontrados registros atuais e/ou antigos na maioria das instituições pesquisadas; 2- Assim como apontam os poucos estudos disponíveis sobre violência sexual contra mulheres não deficientes, também no caso das mulheres deficientes mentais, majoritariamente, os agressores pertencem ao círculo familiar; 3- Verificou-se que há uma ambigüidade nas relações afetivas e/ou sexuais das mulheres deficientes mentais com pessoas não deficientes. Isso porque a interpretação de que se trata de violência sexual não é a única existente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.12.TCC.706
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.