Resumo: | Neste relatório, apresenta-se o desenvolvimento do jogo colaborativo de entretenimento Infortúnio, que explora as relações entre o ritual, o jogo e a cultura. Trata-se de um projeto acadêmico desenvolvido como Diplomação em Projeto de Produto no curso de Desenho Industrial da Universidade de Brasília. Parte-se de uma oportunidade de exploração de mecânicas colaborativas que se desdobra em revisões teóricas a respeito do jogo, cultura, colaboração, sincronicidade, apofenia e tarô. Procurou-se se apropriar do tarô como um sistema aberto de jogo para realizar uma expressão poética entre o lúdico e o sagrado. Assim, procura-se apresentar como produto final um jogo que proporciona as experiências pretendidas. O trabalho projetual vai desde o levantamento de requisitos, passando pela analise de similares, até a geração de alternativas e testes de jogo. O percurso metodológico iniciou-se com uma revisão bibliográfica dos princípios do jogo e da colaboração, passando pela cultura, estrutura do tarô, apofenia e sincronicidade, onde em cada etapa são observados alguns requisitos e diretrizes. Segue-se com uma análise de similares, levantamento dos principais requisitos, geração de alternativas, desenvolvimento e testes. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This report presents the development of the entertainment collaborative game called Infortúnio, which explores the relationship between ritual, play and culture. It is an academic project developed as a bachelor degree in Product Design at the University of Brasilia. It starts with an opportunity to explore collaborative mechanics in games and unfolds theoretical reviews about game, culture, collaboration, synchronicity, tarot and apophenia. The game tried to take ownership of the tarot as an open game system to perform a poetic expression between the play and the sacred. In this way, the project tries to present as a final product a game that provides the required experience. The project work ranges from requirements gathering, through the analysis of similar games, generation of alternatives and game testing. The methodological approach began with a literature review of the principles of the game and collaboration, through culture, tarot structure, apophenia and synchronicity, where in each step some requirements and guidelines are observed. It follows with an analysis of similar gatherining of the main requirements, generation of alternatives, development and testing. |