Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IsabellavonMuhlenBrandalise.pdf21,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Áreas de riscos : a cidade em jogo
Autor(es): Brandalise, Isabella von Mühlen
Orientador(es): Siqueira, Nayara Moreno de
Coorientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Jogos eletrônicos
Espaços públicos
Vida urbana
Design
Data de apresentação: 3-Dez-2013
Data de publicação: 5-Fev-2014
Referência: BRANDALISE, Isabella von Mühlen. Áreas de riscos: a cidade em jogo. 2013. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho relata o percurso projetual de um sistema de jogos pervasivos para dispositivos móveis com foco na relação subjetiva das pessoas com a cidade. Trata-se de um projeto acadêmico, correspondente à diplomação na habilitação Projeto de Produto do curso de Desenho Industrial da Universidade de Brasília. A solução gerada tem como ponto de partida a apropriação e continuação do projeto Riscos: trajetórias urbanas em jogo, desenvolvido previamente como diplomação na habilitação Programação Visual do mesmo curso. A abordagem da revisão teórica volta-se para aspectos da contemporaneidade, tais como sistemas colaborativos e rizomáticos e sua relação com urbanismo e sociedade; modos de operação do sujeito, suas experiências e narrativas; e jogos pervasivos e colaborativos. O projeto abrange a construção cartográfica de trajetórias e lugares, explorando as relações de errância e alteridade dos sujeitos no espaço urbano, adotado como terreno de jogo. O processo metodológico parte da reinterpretação de Riscos, seguida de uma revisão teórica dos principais conceitos e temas norteadores, análise de jogos semelhantes, geração contínua e paralela de requisitos e alternativas, desenvolvimento da solução escolhida e discussões a respeito dos resultados e suas perspectivas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2013.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons