Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7030
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DalvanGomesdaSilva.pdf672,41 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSenna, Marcus Tulius de Paula-
dc.contributor.authorSilva, Dalvan Gomes da-
dc.identifier.citationSILVA, Dalvan Gomes da. A percepção dos professores sobre a cultura corporal nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Monte Sião de São Domingos – Goiás. 2013. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, Polo Planaltina-DF, 2013.en
dc.description.abstractO estudo teve como enfoque uma reflexão sobre a percepção dos professores sobre a cultura corporal nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Monte Sião de São Domingos – Goiás. Alguns pressupostos são evidenciados: cultura corporal como abordagem de aprendizagem, LDB, PCãoN’s e o foco na prática corporal; a inclusão e a diversidade de temas transversais. Devido à relação dialógica existente entre os sujeitos e fenômenos investigados, realizamos uma pesquisa descritiva. Por outro lado, realizamos um estudo de caso para explicar a Percepção dos Professores sobre a Cultura Corporal nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental das Escola Municipal Monte Sião de São Domingos-Goiás e, por último, utilizamos a pesquisa bibliográfica para verificar as relações entre a teoria e a prática nesse contexto. Vale ressaltar que utilizamos um questionário, com questões abertas, aplicado aos professores da Escola Municipal Monte Sião de Educação de São Domingos-Goiás como instrumento de coleta de dados. De acordo com os resultados obtidos, estão claros que as Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Monte Sião de São Domingos-Goiás, não possui nenhum professor graduado na área de Educação Física, o que implica uma dificuldade para o desenvolvimento da temática da cultura corporal de maneira satisfatória. Demonstra também uma necessidade urgente no processo de formação continuada capacitando os professores regentes para a atuação e da cultura corporal como um processo que auxilia no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Corrobora ainda com essas evidencias a falta de uma política institucional da SME – Secretaria Municipal de Educação no que se refere ao atendimento pleno e irrestrito de seus educandos nesse campo específico dos estudos da cultura corporal.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCultura corporalen
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)en
dc.titleA percepção dos professores sobre a cultura corporal nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Monte Sião de São Domingos – Goiásen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-02-05T21:27:05Z-
dc.date.available2014-02-05T21:27:05Z-
dc.date.issued2014-02-05T21:27:05Z-
dc.date.submitted2013-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7030-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons