Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7021
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarcioneBarretoFigueiredo.pdf989,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física uma abordagem interdisciplinar através do jogo : estudo com alunos Síndrome de Down de 09 a 14 anos na APAE - Macapá
Autor(es): Figueiredo, Marcione Barreto
Orientador(es): Vaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição
Assunto: Jogos
Atividades lúdicas
Educação física para crianças deficientes
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Down, Síndrome de
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 4-Fev-2014
Referência: FIGUEIREDO, Marcione Barreto. Educação física uma abordagem interdisciplinar através do jogo: estudo com alunos Síndrome de Down de 09 a 14 anos na APAE - Macapá. 2012. xi, [68] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O estudo focaliza os jogos lúdicos, trabalhados na Educação Física, como atividade interdisciplinar e sua contribuição para a aprendizagem do aluno com Síndrome de Down na sala de aula. Verifica de que forma ocorre essa inter-relação entre os componentes curriculares e procura identificar situações com jogos lúdicos que estimulem o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. Adota como metodologia uma abordagem qualitativa descritiva, crítica e reflexiva em uma pesquisa participante. Participaram da pesquisa 2 professores de Educação Física, 2 professores da sala de aula que atuam diretamente com 4 alunos que fizeram parte da investigação sendo todas do sexo feminino. Dessa forma, realiza a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando na literatura pertinente pressupostos teóricos que ajudassem a responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. Foram utilizados questionários semiestruturados para os docentes, um roteiro de entrevista para os educandos, assim como Roteiro de Observação do Ambiente de Aprendizagem. Como procedimento de análise e discussão dos dados emprega o recurso de Análise do Discurso, buscou-se ainda contribuir para a valorização das capacidades dessas crianças, sugerindo alternativas de reorganização das estratégias de ação dos professores e de todos envolvidos neste processo, com base em uma perspectiva lúdica. Sugere que as atividades pedagógicas realizadas através dos jogos lúdicos levem em consideração o planejamento das ações em conjunto, pois dessa forma, se efetiva o trabalho interdisciplinar e consequentemente se cria uma unidade nas ações didáticas, e ao mesmo tempo promove a aprendizagem do educando com Síndrome de Down, de forma significativa e prazerosa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons