Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7018
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeonardoVillasBraga.pdf368,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação do olhar e o Grupo dos Mais Vividos do Gama
Autor(es): Braga, Leonardo Villas
Orientador(es): Terraza, Cristiane Herres
Assunto: Recursos audiovisuais
Vídeo-arte
Idosos - educação
Arte - estudo e ensino
Envelhecimento
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 4-Fev-2014
Referência: BRAGA, Leonardo Villas. A formação do olhar e o Grupo dos Mais Vividos do Gama. 2013. 32 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho discute o potencial criativo do vídeo sob a perspectiva do Grupo de Mais Vividos do Centro de Atividades SESC Gama. Foi criando uma relação dialógica entre teoria e prática que este trabalho se desenvolveu no âmbito da Licenciatura em Artes Visuais à distância com área de concentração em vídeo. O Idoso pode se tornar protagonista em meio ao mundo tecnológico? Será a linguagem audiovisual uma alternativa para minimizar o distanciamento entre a percepção do idoso e o retrato celebratório do envelhecimento imposto pela sociedade? O trabalho aborda estas questões, em torno das quais discute a seguinte hipótese: na sociedade onde a tecnologia exerce profunda presença, a realização de um vídeo de curta-metragem pode ser construída a partir de oficinas audiovisuais adaptadas aos alunos idosos. Na segunda parte do trabalho, foi feita uma análise do resultado obtido através da produção e exibição de curta-metragem Tudo aquilo que quis ver com os seus olhos apresentadas aos alunos da oficina de Formação do Olhar através das sessões do CINE SESC, levantando questões e preocupações particulares do trabalho vinculado à comunidade do Gama. A conclusão da pesquisa caracteriza-se como uma extensão de novas possibilidades, mostrando como os trabalhos práticos e teóricos ainda podem ser aperfeiçoados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons