Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DenyArdaiadaSilva.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os atributos pedagógicos da cultura popular da fronteira Guajará-Mirim (Brasil) – Guayaramerín (Bolívia)
Autor(es): Silva, Deny Ardaia da
Orientador(es): Santos, Moisés Alves dos
Assunto: Cultura popular - Rondônia (RO)
Folclore e educação
Brasil - fronteiras
Multiculturalismo
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Fev-2014
Referência: SILVA, Deny Ardaia da. Os atributos pedagógicos da cultura popular da fronteira Guajará-Mirim (Brasil) – Guayaramerín (Bolívia). 2013. 39 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Guajará-Mirim-RO, 2013.
Resumo: O município de Guajará-Mirim, antes de ter sua fundação oficial, já existia como uma indicação geográfica para designar o ponto brasileiro em à povoação boliviana de Guayaramerín. Este município foi povoado; pelos nordestinos que vieram para cá motivados pelos impulsos migratórios gerados pela extração do látex da seringueira (Hevea brasiliensis) e construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, pelos bolivianos, descendentes de espanhóis ou de inúmeras etnias; e também, pelos indígenas, falantes do idioma pacaás-novos, que aqui sempre estiveram e que foram se aproximando aos poucos, conforme o processo de pacificação. Todos trouxeram suas culturas para cá e isto gerou características que o difere das demais cidades do Estado. Com o intuito de mostrar como a cultura se efetiva neste ambiente trilíngue, dividimos o trabalho em cinco capítulos que apresentam paulatinamente a origem dos povos que integram a comunidade local, os movimentos da cultura popular e a escola, mediadora do processo ensino-aprendizagem que por sua vez é o motivo principal desta pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons