Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7015
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HelenaMariadeOliveira.pdf697,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos cooperativos e as aulas de educação física : realidade das escolas de Formosa – GO
Autor(es): Oliveira, Helena Maria de
Orientador(es): Ferreira, Cleber dos Santos
Assunto: Jogos cooperativos
Educação física (Ensino fundamental)
Jogos
Data de apresentação: 7-Dez-2013
Data de publicação: 4-Fev-2014
Referência: OLIVEIRA, Helena Maria de. Jogos cooperativos e as aulas de educação física: realidade das escolas de Formosa – GO. 2013. xi, 54 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O jogo, historicamente vem sendo utilizado como recurso pedagógico por educadores, nas mais diversas áreas de ensino, devido a sua importância por oportunizar aprendizagens e interações por meio de atividades lúdicas. Na área da Educação Física escolar a sua relevância, deve-se a possibilidade de explorar as práticas esportivas, pedagogicamente trabalhadas. Os jogos coletivos, modelo de atividades que ganha uma nova proposta a partir da Pedagogia do Esporte, vem trazendo possibilidades significativas, dentre elas, pode-se destacar os Jogos Cooperativos. O esporte ao assumir aspecto pedagógico tem objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades, socialização e formação. Um novo olhar sobre os jogos de equipe que priorize a cooperação possibilita ao educador o trabalho interdisciplinar e a formação global do aluno. O objetivo de verificar se e como ocorre a inserção dos jogos cooperativos no contexto das aulas de Educação Física traçou a proposta e o norte para a pesquisa envolvendo professores de Educação Física da rede pública de ensino de Formosa-GO, a partir da fala dos envolvidos sobre a contribuição de tal prática para os objetivos previstos para área de ensino/ série. Os resultados da pesquisa trouxeram para a discussão questões que podem contribuir para a área da Educação Física e a práxis do professor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons