Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7011
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenataMachado.pdf775,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dança no contexto escolar e o resgate da livre expressão nas aulas de Educação Física
Autor(es): Machado, Renata
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Dança na educação
Movimento corporal
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Fev-2014
Referência: MACHADO, Renata. A dança no contexto escolar e o resgate da livre expressão nas aulas de Educação Física. 2013. x, 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2013.
Resumo: A dança enquanto um processo educacional, não se atém mera e unicamente em adquirir habilidades corporais, mas sim, atua de modo relevante no processo de desenvolvimento cognitivo, social e motor, Proporcionando integralmente aos envolvidos o desenvolvimento humano amplo e irrestrito. É fato que a dança sofre repressão, desestímulo e vergonha por falta de profissionais preparados para ministrar aulas envolvendo a dança. Neste trabalho enfatizou-se a dança em seu conceito histórico-social e suas classificações, como parte relevante para a construção e aprimoramento de um novo referencial aplicável ao contexto educativo. A dança é de suma relevância para educação, principalmente para a educação infantil, pois é nesta fase que há a formação da identidade de cada um. Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da dança e quais procedimentos metodológicos necessários para sua inserção nas aulas de Educação Física com professores dos alunos do 4º ano e 5º ano da educação básica com idade entre 09 a 11 anos. Bem como estudar o conceito e a historicidade verificando sua importância na estimulação nos alunos do 4o ano e 5º ano. Os dados obtidos enfatizam seu valor educativo, bem como sua habilidade de proporcionar a interação social entre os envolvidos, sendo uma ferramenta relevante na comunicação expressiva como o mundo que os rodeia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura, Fase II, Polo Ariquemes-RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons