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Título: Os jogos lúdicos no ensino da educação física nas séries iniciais da Escola Estadual Josefa Jucileide Amoras Colares em Macapá-AP
Autor(es): Amorim, Maria de Nazaré Oliveira de
Orientador(es): Ferreira, Denize do Carmo Colares
Assunto: Jogos
Atividades lúdicas
Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física - formação
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 3-Fev-2014
Referência: AMORIM, Maria de Nazaré Oliveira de. Os jogos lúdicos no ensino da educação física nas séries iniciais da Escola Estadual Josefa Jucileide Amoras Colares em Macapá-AP. 2012. vi, 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: A Educação Física é vista erroneamente pela maioria das pessoas como uma atividade secundária, para onde os indivíduos são encaminhados apenas com o objetivo de passar o tempo ou de fazer a criança gastar energia. A Educação Física não se restringe apenas a isso, e este trabalho tem como meta demonstrar a importante contribuição desta disciplina para o aprendizado das crianças das séries iniciais do ensino fundamental, atentando para fatores que interferem diretamente no desenvolvimento e desempenho das suas aulas; fatores estes que não dependem unicamente do professor, mas, de questões administrativas e estruturais que podem prejudicar ou emperrar a realização de um trabalho mais eficaz. A temática abordada no decorrer deste trabalho será sobre “Os jogos lúdicos no ensino da Educação Física nas séries iniciais da Escola Estadual Josefa Jucileide Amoras Colares em Macapá-AP”. Tal tema foi selecionado em razão de que a lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN), enfatiza em seu artigo 26, §3º, que a disciplina educação física é componente curricular obrigatório em toda a educação básica, o que inclui educação infantil, ensino fundamental e médio, no entanto, nas redes de ensino do Estado do Amapá, pode-se observar facilmente a ausência de profissionais da área nas turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O lúdico é um recurso capaz de fazer a integração e a socialização das crianças de modo natural, na linguagem que as próprias crianças se reconhecem, explorando os materiais e o novo ambiente em que se encontram, sem uma cobrança imposta além daquelas exigidas por ele. O lúdico é uma das “ferramentas” da educação física e sua presença na escola é de grande importância, pois a infância é caracterizada principalmente pela brincadeira, pelo jogo, ou seja, pelo lúdico. Portanto, para que a educação tenha um grande salto qualitativo, faz-se necessária a difusão de todos os benefícios que a Educação física e dos jogos lúdicos são capazes de trazer para a escola, no sentido de se tornar, além de um ambiente atrativo para a criança; proporcione através da educação a formação integral do homem, capaz de situar-se e reconhecer o seu papel na sociedade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Physical Education is mistakenly seen by most people as a secondary activity, where individuals are sent only in order to pass the time or energy to spend the child. Physical education is not restricted to this, and this paper aims to demonstrate the important contribution of this discipline for children's learning from the initial grades of elementary school, paying attention to factors that directly interfere with the development and performance of their classes, these factors do not rely solely on the teacher, but the administrative and structural issues that can hinder or hamper the realization of a more effective job. The issue addressed in this paper will be on "fun games in the teaching of Physical Education in the early grades of the State School Josefa Jucileide Amoras Colares in Macapa, AP." This theme was selected because of the law No. 9394/96 (Law of Guidelines and Bases of National Education - LDBEN) emphasizes in his article 26, § 3, the subject physical education is obrigatory curriculum in all basic education , which includes kindergarten, elementary and middle school, however, in public education in the State of Amapá, you can easily see the lack of professionals in the classes from 1st to 5th year of elementary school. The play is a resource capable of integration and socialization of children in a natural way, in language that children themselves recognize, exploring the materials and the new environment in which they are, without a charge imposed beyond those required by him. The play is one of the "tools" of physical education and their presence in school is of great importance, because childhood is characterized mainly by the play, the game, or at play. So for that education has a big leap, it is necessary to broadcast all the benefits that physical education and recreational games are able to bring to school, to become, in addition to an attractive environment for the child, through education provides the formation of man, able to locate and recognize their role in society.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Educação Física do Programa Pró-Licenciatura – Polo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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