Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7004
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GleysonJulianoNunesBarbosa.pdf574,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino do handebol na escola : formação de cidadãos para a vida e para a prática esportiva
Autor(es): Barbosa, Gleyson Juliano Nunes
Orientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Handebol
Professores de educação física
Prática de ensino - educação física
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Fev-2014
Referência: BARBOSA, Gleyson Juliano Nunes. O ensino do handebol na escola: formação de cidadãos para a vida e para a prática esportiva. 2013. 66 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo responder sobre a atuação dos professores de Educação Física no ensino dos fundamentos básicos do handebol como conteúdo escolar das escolas públicas da rede estadual na cidade de Macapá. Para isso, utilizou-se como metodologia uma abordagem quanti-qualitativa delineando o estudo de caso, aprofundando os conhecimentos através de instrumentos bibliográficos, pesquisa em campo e questionário. Foi utilizado um questionário com professores de educação física obtendo as respostas necessárias para que a análise dos dados pudesse ser feita. Os resultados foram discutidos em tabelas e gráficos apresentados e com as referências dos teóricos para cada resposta. Visualizamos as condições em que o professor atua para o ensino dos fundamentos básicos do handebol e suas determinantes para que isso realmente aconteça e o aluno tenha condições de aprendizagem, sendo o professor responsável pela condição mínima para o conhecimento de uma modalidade. Obtivemos como resultado um professor que tem pouco conhecimento e que não propõe uma participação efetiva e crítica para o aluno, atuando com um descaso e dando mais ênfase a outras modalidades esportivas sem equilibrar as oportunidades iguais na sua prática pedagógica. A Educação Física permite o conhecimento corporal e com isso o aluno tende a escolher atividades que mais se adaptam a sua condição física, emocional, cognitiva ou por afinidades, propõe ações transformadoras e críticas que possibilitem ao aluno uma escolha mais próxima de uma vida sadia e com qualidade, além da iniciação esportiva correta fundamental para qualquer criança, jovem e futuro adulto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons