Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7004
Título: | O ensino do handebol na escola : formação de cidadãos para a vida e para a prática esportiva |
Autor(es): | Barbosa, Gleyson Juliano Nunes |
Orientador(es): | Santos, Janaína de Araújo Teixeira |
Assunto: | Handebol Professores de educação física Prática de ensino - educação física Educação física (Ensino fundamental) |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 3-Fev-2014 |
Referência: | BARBOSA, Gleyson Juliano Nunes. O ensino do handebol na escola: formação de cidadãos para a vida e para a prática esportiva. 2013. 66 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo responder sobre a atuação dos professores de Educação Física no ensino dos fundamentos básicos do handebol como conteúdo escolar das escolas públicas da rede estadual na cidade de Macapá. Para isso, utilizou-se como metodologia uma abordagem quanti-qualitativa delineando o estudo de caso, aprofundando os conhecimentos através de instrumentos bibliográficos, pesquisa em campo e questionário. Foi utilizado um questionário com professores de educação física obtendo as respostas necessárias para que a análise dos dados pudesse ser feita. Os resultados foram discutidos em tabelas e gráficos apresentados e com as referências dos teóricos para cada resposta. Visualizamos as condições em que o professor atua para o ensino dos fundamentos básicos do handebol e suas determinantes para que isso realmente aconteça e o aluno tenha condições de aprendizagem, sendo o professor responsável pela condição mínima para o conhecimento de uma modalidade. Obtivemos como resultado um professor que tem pouco conhecimento e que não propõe uma participação efetiva e crítica para o aluno, atuando com um descaso e dando mais ênfase a outras modalidades esportivas sem equilibrar as oportunidades iguais na sua prática pedagógica. A Educação Física permite o conhecimento corporal e com isso o aluno tende a escolher atividades que mais se adaptam a sua condição física, emocional, cognitiva ou por afinidades, propõe ações transformadoras e críticas que possibilitem ao aluno uma escolha mais próxima de uma vida sadia e com qualidade, além da iniciação esportiva correta fundamental para qualquer criança, jovem e futuro adulto. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons