Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_JulianaMariaAlvesdeMoraesPinto.pdf459,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gênero e serviço social : uma análise da produção bibliográfica do CBAS e do ENPESS (2000-2004)
Autor(es): Pinto, Juliana Maria Alves de Moraes
Orientador(es): Rodrigues, Marlene Teixeira
Assunto: Serviço social
Assistentes sociais
Publicações científicas
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 17-Nov-2009
Referência: PINTO, Juliana Maria Alves de Moraes. Gênero e serviço social: uma análise da produção bibliográfica do CBAS e do ENPESS (2000-2004). 2007. 83 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este trabalho se propõe a problematizar a importância das discussões concernentes à questão de gênero e sua aproximação com o serviço social. Pretende-se, em primeiro lugar, fazer uma revisão teórico-conceitual acerca das concepções sobre gênero, onde a construção da fundamentação teórica contempla diversos autores que discutem questões referentes a esta temática. De forma a buscar uma definição que possibilite ter elementos para analisar as abordagens presentes no serviço social, foi realizada uma pesquisa bibliográfica visando conhecer a produção do serviço social em relação à questão de gênero, abarcando as comunicações apresentadas no Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – CBAS e no Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – ENPESS, entre os anos de 2000 a 2004, sendo dois espaços fundamentais em âmbito nacional, para a divulgação da produção das assistentes sociais, enquanto profissionais e pesquisadoras. Pretende-se identificar e analisar a literatura científica para saber como esta incorporação tem se dado, estabelecendo quais as perspectivas predominantes, as categorias abordadas e a densidade teórica dessa produção e sua relação com o espaço dado na formação. Sabe-se que as questões de gênero impactam profundamente o serviço social, o que revela a produção teórica recente de gênero, mas como a incorporação dessa discussão tem ocorrido no serviço social é o que se buscou conhecer no presente trabalho. Espera-se que essa temática ganhe maior repercussão e que esse trabalho contribua com a ampliação e o aprofundamento de sua discussão pelo serviço social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.700
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.