Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6999
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CaubiVasconcelos.pdf278,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os obstáculos epistemológicos na formação do espírito científico de Gaston Bachelard
Autor(es): Vasconcelos, Caubi
Orientador(es): Correia, Paulo Petronilio
Assunto: Fenomenologia
Ciência - filosofia
Bachelard, Gaston,1884-1962
Data de apresentação: 12-Dez-2013
Data de publicação: 31-Jan-2014
Referência: VASCONCELOS, Caubi. Os obstáculos epistemológicos na formação do espírito científico de Gaston Bachelard. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Propõe-se articular a noção de obstáculos epistemológicos em Gaston Bachelard bem como dialogar com a fenomenologia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de identificar as influências teórico-metodológica do autor e avaliar as influências dos obstáculos epistemológicos para a filosofia das ciências. Tem-se como principal conceito o de obstáculo epistemológico, que é entendido como uma barreira a evolução do espírito científico. Como forma de contribuir com o desenvolvimento tanto no âmbito da comunidade acadêmica quanto da comunidade científica, o trabalho detalha as nuanças dos obstáculos fazendo uma análise sobre a superação destes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons