Referência: | LIMONE, André Sueda. Em busca do elo perdido: um estudo sobre o projeto ELO e plataformas online de ensino de língua japonesa, vantagens, problemas e uma visão para o futuro. 2013. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Educação a distância é uma modalidade de educação em constante evolução. Garantir boa qualidade do ensino online, através da criação de conteúdos e sistemas eficientes não é uma tarefa fácil. Para o ensino de línguas estrangeiras, atualmente vem crescendo muito a quantidade de sites que oferecem cursos, aulas ou ferramentas para a aprendizagem. No caso da língua japonesa, as ofertas ainda são limitadas, mas se pode encontrar vasto material, por meio de simples pesquisas em sites de busca. O Projeto ELO (Escola de Línguas Online) iniciado na Universidade de Brasília - UnB, em 2008, com o objetivo de fornecer suporte online ao ensino presencial da área de japonês da UnB, foi o ponto de partida para este trabalho, que revê a sua trajetória e, também, busca obter uma amostra de conteúdos atualmente disponíveis para o ensino de japonês online tendo sido selecionados os seguintes sites para verificação: Projeto N, JapanesePod101, LiveMocha, Erin ga Chousen! Nihongo Dekimasu, e JapaneseLingualift. Por fim, apoiado no conceito emergente de gamificação, o presente trabalho pretende trazer reflexões e propostas para a construção de uma visão de futuro em educação a distância de língua japonesa. ________________________________________________________________________ ABSTRACT Distance education is a modality of education in constant evolution. To guarantee good quality in online teaching through creating content and efficient systems it’s not an easy task. For teaching foreign languages, nowadays it can be seen an increase in the number of sites offering courses, classes or tools for learning. Regarding the Japanese language, the offer is still limited but a broad range of material can be found by simply researching through web search engines. The Project ELO (Escola de Línguas Online) started in the University of Brasília in 2008, with the goal of providing online support for the presential classes for the Japanese classes, was the starting point for this paper, that reviews it’s trajectory, and also brings a sample of currently available contents for teaching Japanese online. The following sites were selected: Projeto N, JapanesePod101, Live Mocha, Erin ga Chousen! Nihongo Dekimasu and JapaneseLingualift. And sustained by the emerging concepts of gamification the present paper intends to bring reflections and propositions to construct a view for the future in distance education for the Japanese language |