Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6969
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElianeMariaXavier.pdf796,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância das atividades físicas regulares adaptadas para cadeirantes nas aulas de educação física
Autor(es): Xavier, Eliane Maria
Orientador(es): Garcia Cordero, Osvaldo Homero
Assunto: Paralisia cerebral
Educação física para deficientes
Exercícios físicos
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 30-Jan-2014
Referência: XAVIER, Eliane Maria. A importância das atividades físicas regulares adaptadas para cadeirantes nas aulas de educação física. 2013. x, 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)— Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2013.
Resumo: Estudos específicos mostram que as pessoas portadoras de paralisia cerebral que usam cadeiras de rodas nas suas atividades da vida diária podem ser estimuladas a participar das aulas de Educação Física, assim elas têm condições de compreender a importância das atividades físicas regulares no cotidiano e como elas podem proporcionar além do melhoramento físico, o melhor desempenho das capacidades, cognitivas, socioafetivos e psicomotores dos alunos envolvidos. Proporcionando saúde e qualidade de vida, bem como a criação de alternativas de intervenção que vise seu bem-estar biopsicossocial. Portanto, refletir a cerca da inclusão através da saúde, acessibilidade, na construção das relações sociais, e outros benefícios que prática de atividades físicas regular pode proporcionar no cotidiano. Visto que o cadeirante é uma pessoa que embora tenha suas limitações reduzidas, são capazes de exercerem limitadas atividades normalmente dentro de suas possibilidades, desde que sejam respeitadas, estimuladas e encorajadas para isso. . Neste contexto buscou-se realizar uma pesquisa descritiva que é essencialmente qualitativa, definida como estudo de caso realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental José de Castro Pereira APAE, baseado na Proposta Pedagógica com intuito de construir uma educação de qualidade, e que atenda as expectativas almejadas deve-se buscar subsídios para auxiliar pais e professores para a necessidade de refletir obre as possibilidades da efetiva integração do aluno com deficiências. Utilizando como instrumentos metodológicos, as pesquisas bibliográficas, questionário e observações. Que apresenta o resultado da analise dos dados coletados a partir do questionário realizado para as os alunos, professores, supervisores, orientadores, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, mãe e diretor da escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons