Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6968
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CaioBrunoPiresMendesCateb.pdf508,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Centro de Informações do Exterior (CIEX) : o posicionamento brasileiro diante do Golpe Militar no Chile
Autor(es): Cateb, Caio Bruno Pires Mendes
Orientador(es): Vidigal, Carlos Eduardo
Assunto: Chile - história 1973-1990
Ditadura e ditadores
Allende, Salvador, 1908-1973
Chile - política e governo
Brasil - relações exteriores
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 30-Jan-2014
Referência: CATEB, Caio Bruno Pires Mendes. O Centro de Informações do Exterior (CIEX): o posicionamento brasileiro diante do Golpe Militar no Chile. 2013. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia tem como finalidade explicitar e analisar questões centrais sobre o Centro de Informações do Exterior (CIEX) e discorrer as importantes informações, ali construídas em torno da situação política do Chile nos meses que antecederam o golpe militar, ocorrido no ano de 1973. A leitura diplomática, de um órgão de informações brasileiro, sobre as circunstâncias políticas e econômicas ocorridas no Chile está documentada e envolta em uma lógica de segurança característica do período. No entanto, as informações produzidas pelo CIEX revelam a atenção da ditadura militar brasileira com os países vizinhos, mas com um cuidado além das relações estritamente diplo-máticas. O objeto central deste trabalho é a narrativa documentada da conjuntura política interna chilena, entre julho e setembro de 1973, por meio dos arquivos do CIEX, e a visão brasileira dos fatos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons