Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MauricioBezerraPaesLeme.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Balanced scorecard : ações de comunicação e capacitação da assessoria de gestão estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Autor(es): Leme, Maurício Bezerra Paes
Orientador(es): Sousa, Jonilto Costa
Assunto: Comunicação nas organizações
Desenvolvimento organizacional
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento estratégico
Data de apresentação: 26-Nov-2013
Data de publicação: 30-Jan-2014
Referência: LEME, Maurício Bezerra Paes. Balanced scorecard: ações de comunicação e capacitação da assessoria de gestão estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2013. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar as ações de comunicação e capacitação da Assessoria de Gestão Estratégica no processo de construção, implementação e institucionalização da Gestão Estratégica praticada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de uma pesquisa qualitativa, sendo feito pesquisa de campo, documental e bibliográfica, utilizando Kaplan e Norton como principais autores e criadores do Método Balanced Scorecard, ferramenta de Gestão Estratégica. Além disso, foi utilizado um questionário desenvolvido e aplicado pela Assessoria. A partir da análise e resultados, percebeu-se que as ações de comunicação e capacitação, com intuito de disseminar importância e conhecimento no do método, estão atingindo os servidores do Ministério, já notando uma cultura organizacional voltada para Gestão Estratégica. Por fim, o trabalho evidenciou que o BSC pode ter êxito na Administração Pública, podendo ser adotado nas diferentes esferas do Governo, gerando assim ganhos não só aos órgãos públicos, mas para a sociedade em geral.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Gestão do Agronegócio, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons