Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6961
Título: | Atividades práticas como recursos facilitadores na aprendizagem de física |
Autor(es): | Araujo, Raphael Fernandes |
Orientador(es): | Porto, Franco de Salles |
Assunto: | Física - estudo e ensino Ensino - meios auxiliares Aprendizagem |
Data de apresentação: | 16-Dez-2013 |
Data de publicação: | 30-Jan-2014 |
Referência: | ARAUJO, Raphael Fernandes. Atividades práticas como recursos facilitadores na aprendizagem de física. 2013. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma intervenção didática feita com alunos do ensino médio, que se baseia na hipótese de que atividades práticas, aliadas a mediações interativas, se configuram como estratégias metodológicas eficientes no ensino e aprendizagem em física. Com isso, houve a aplicação de um minicurso, onde foram abordados alguns temas de física, usando como ferramenta didática três atividades experimentais realizadas com materiais de baixo custo. Tal método foi escolhido com o objetivo de propiciar uma aprendizagem significativa aos alunos. Os resultados da pesquisa apontam para uma mudança favorável nos conceitos dos participantes frente a tais conteúdos, sendo assim as atividades praticas, aliadas a uma abordagem interativa e lúdica, se configuram como um recurso facilitador na aprendizagem de alguns conceitos de física. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons