Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6957
Título: | Um olhar sobre escolas inclusivas de Planaltina-DF : deficientes auditivos |
Autor(es): | Machado, Jéssica Lais Novais |
Orientador(es): | Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de |
Assunto: | Pessoas com deficiência auditiva Pessoas com deficiência auditiva - educação Inclusão escolar Escolas públicas Estudantes deficientes |
Data de apresentação: | 11-Dez-2013 |
Data de publicação: | 30-Jan-2014 |
Referência: | MACHADO, Jéssica Lais N. Um olhar sobre escolas inclusivas de Planaltina-DF: deficientes auditivos. 2013. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho pretende mostrar como tem acontecido a inclusão de deficientes auditivos em escolas públicas da região administrativa de Planaltina-DF, a pesquisa foi realizada em duas escolas, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio. Para compreender a proposta de inclusão nas escolas, foi observado e registrado a visão de escola inclusiva de acordo com intérpretes, professores, alunos e deficientes, ou seja, todos os envolvidos no contexto escolar de socialização. O objetivo do presente trabalho foi compreender as dificuldades encontradas por deficientes auditivos na instituição escolar inclusiva e efetivamente quais os procedimentos adotados pela mesma para minimizar a deficiência. O trabalho indicou um certo conformismo com os envolvidos no processo de inclusão, pois os planos idealizados por políticas públicas ainda parecem estar bem longe do esperado e, o efeito contrário pode ser o fracasso escolar, o abandono aos bancos escolares e a auto exclusão dos alunos com necessidades especiais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons