Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6953
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LaysBatistaMartinsLeite.pdf631,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de-
dc.contributor.authorLeite, Lays Batista Martins-
dc.identifier.citationLEITE, Lays Batista Martins. Atividades lúdicas no ensino de biologia para alunos que cumprem medida socioeducativa de internação: o despertar para o conhecimento científico. 2013. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.en
dc.description.abstractNo contexto escolar, o professor é o principal agente do processo de transmissão e apropriação dos conhecimentos, é o mediador do aprendizado, e é o seu papel promover um ensino de qualidade e incentivar o pleno desenvolvimento dos alunos. Visando a eficácia do ensino-aprendizagem, juntamente com um professor de biologia de uma escola inserida em uma Unidade de Internação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, foi desenvolvida a prática de atividades lúdicas. Buscando favorecer a motivação e interação dos discentes, para que os mesmos tenham acesso aos conteúdos e metodologias diferenciadas, a fim de construir uma relação de autoconfiança com o conhecimento. Diante desse pressuposto, o presente estudo foi uma pesquisa-intervenção, assumindo o compromisso com a construção do conhecimento, assessorando o professor da Unidade no planejamento e desenvolvimento de novas estratégias metodológicas. Tal proposta ocorreu com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, sendo aplicadas cinco aulas com apoio de recursos lúdicos, como um jogo e produção de modelos. Para avaliar a aceitação das atividades foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o professor e alunos. Os dados obtidos salientam que essas ferramentas metodológicas contribuem na facilitação do aprendizado, e propiciam momentos descontraídos e de interação com a turma, professor e conhecimento científico, além de cooperar para construção de valores.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordMedidas socioeducativasen
dc.subject.keywordEducação do adolescenteen
dc.titleAtividades lúdicas no ensino de biologia para alunos que cumprem medida socioeducativa de internação : o despertar para o conhecimento científicoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-01-30T10:02:56Z-
dc.date.available2014-01-30T10:02:56Z-
dc.date.issued2014-01-30T10:02:56Z-
dc.date.submitted2013-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6953-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons