Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de | - |
dc.contributor.author | Leite, Lays Batista Martins | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Lays Batista Martins. Atividades lúdicas no ensino de biologia para alunos que cumprem medida socioeducativa de internação: o despertar para o conhecimento científico. 2013. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. | en |
dc.description.abstract | No contexto escolar, o professor é o principal agente do processo de transmissão e apropriação dos conhecimentos, é o mediador do aprendizado, e é o seu papel promover um ensino de qualidade e incentivar o pleno desenvolvimento dos alunos. Visando a eficácia do ensino-aprendizagem, juntamente com um professor de biologia de uma escola inserida em uma Unidade de Internação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, foi desenvolvida a prática de atividades lúdicas. Buscando favorecer a motivação e interação dos discentes, para que os mesmos tenham acesso aos conteúdos e metodologias diferenciadas, a fim de construir uma relação de autoconfiança com o conhecimento. Diante desse pressuposto, o presente estudo foi uma pesquisa-intervenção, assumindo o compromisso com a construção do conhecimento, assessorando o professor da Unidade no planejamento e desenvolvimento de novas estratégias metodológicas. Tal proposta ocorreu com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, sendo aplicadas cinco aulas com apoio de recursos lúdicos, como um jogo e produção de modelos. Para avaliar a aceitação das atividades foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o professor e alunos. Os dados obtidos salientam que essas ferramentas metodológicas contribuem na facilitação do aprendizado, e propiciam momentos descontraídos e de interação com a turma, professor e conhecimento científico, além de cooperar para construção de valores. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | en |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | en |
dc.subject.keyword | Educação do adolescente | en |
dc.title | Atividades lúdicas no ensino de biologia para alunos que cumprem medida socioeducativa de internação : o despertar para o conhecimento científico | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-01-30T10:02:56Z | - |
dc.date.available | 2014-01-30T10:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-30T10:02:56Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6953 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|