Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielJoseDaSilvaFilho.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da educação física escolar na prevenção da obesidade
Autor(es): Silva Filho, Daniel José da
Orientador(es): Garcia Cordero, Osvaldo Homero
Assunto: Obesidade
Exercícios físicos
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 30-Jan-2014
Referência: SILVA FILHO, Daniel José da. O impacto da educação física escolar na prevenção da obesidade. 2013. ix, 51 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2013.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa teve por objetivo apontar os benefícios da Educação Física na diminuição da obesidade juvenil no âmbito escolar. Para que tal apontamento seja possível e suficientemente convincente logo de início o trabalho traz a definição de obesidade, refletindo que diferentemente do senso comum não somente as pessoas excessivamente acima do peso são consideradas obesas e apresentando o cálculo do IMC mostra que segundo a ciência qualquer acúmulo de gordura localizada ou generalizada pode ser considerado obesidade em maior ou menor grau variando, pois com o percentual de sobre peso. Reflete sobre as causas da obesidade, destacando os fatores que a provocam, sendo analisados mais detidamente o sedentarismo, a ingestão abusiva de alimentos calóricos e o fator genético, também discute as consequências da obesidade dá destaque à doenças que dela se originam e aponta os problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e até mesmo alguns tipos e câncer figurando entre as principais ou mais incidentes. Por fim, reflete as contribuições da disciplina de Educação Física Escolar na diminuição e prevenção deste mal e apresenta esta disciplina como sendo uma ferramenta nesse intento de prevenir, pois é no ambiente escolar, na aula de Educação Física que se materializa um dos momentos mais oportunos para enfatizar a relação existente entre a prática da atividade física e a alimentação com a saúde. Diante esse contexto e na busca destes objetivos, o presente estudo buscou investigar em estudo de caso a obesidade escolar em alunos do segundo ciclo do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primavera no município de Theobroma-RO.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons