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Título: Qualidade do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) : uma avaliação em Ceilândia – DF
Autor(es): Alkmim, Dábyla Fabriny Batista de
Orientador(es): Araújo, Wildo Navegantes de
Assunto: Sistemas de informação
Gestão da informação
Saúde pública
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 29-Jan-2014
Referência: ALKMIM, Dábyla Fabriny Batista de. Qualidade do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB): uma avaliação em Ceilândia – DF. 2013. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os Sistemas de Informação (SI) são ferramentas que auxiliam nos diversos setores e instituições sociais para melhora dos processos de informação. As mudanças no contexto da Saúde Pública no Brasil contribuíram para organização e disseminação dos Sistemas de Informação em Saúde pelo país. A Atenção Básica à saúde faz parte da nova forma de organizar o Sistema Único de Saúde (SUS), e trouxe a necessidade de um sistema de informação que buscasse conhecer a realidade da população em nível local. Esse sistema denominado Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi implantado em 1998, como ferramenta de orientação para os profissionais da Atenção Básica (AB). Este trabalho tem como objetivo descrever e avaliar o SIAB em um Centro de Saúde da Ceilândia, bem como observar se as informações do sistema refletem na organização de ações para a população. Foi utilizada a metodologia de avaliação adaptada do Update Guidelines for Evaluating Disease Surveillance Systems - Guia para Avaliação de Sistemas de Vigilância em Saúde Pública - (CDC, 2001) foram avaliados os atributos qualitativos (simplicidade, flexibilidade, qualidade dos dados e aceitabilidade) e os atributos quantitativos (representatividade e estabilidade). Também foi avaliada a utilidade do sistema. O SIAB demonstrou-se ser um sistema com grande potencial, sua qualidade geral demonstra poucas fragilidades. O sistema foi considerado simples, relativamente flexível, com boa completitude, bem aceito pelos profissionais, representativo, instável e útil. As ações de saúde ainda são muito frágeis, embora o sistema possibilite o desenvolvimento de planejamento para a equipe, os dados não são explorados de maneira a refletir na elaboração de ações constantes.
Abstract: Information Systems (IS) are tools that assist in the various sectors and social institutions to improve the processes of information. Changes in the context of Public Health in Brazil contributed to the organization and dissemination of Health Information Systems across the country. The Primary Health Care is part of the new way of organizing the Unified Health System (UHS), and brought the need for an information system to seek to know the reality of the population at the local level. This system called the Primary Care Information System (PCIS) was established in 1998 as a guidance tool for professionals in Primary Care (PC). This paper aims to describe and evaluate the PCIS in a Health Centre Ceilândia and see if the information system in organizing actions reflect the population. The assessment methodology adapted from the Update Guidelines for Evaluating Disease Surveillance Systems (CDC, 2001) the qualitative attributes (simplicity, flexibility, data quality and acceptability) and quantitative attributes (representativeness and stability) were evaluated was used. The usefulness of the system was also evaluated. The PCIS proved to be a system with great potential, its overall quality shows few weaknesses. The system was considered simple, relatively flexible, with good completeness and accepted by professionals, representative, stable and useful. Health actions are still very fragile, although the system enabling the development of planning for staff, data is not exploited to reflect the actions contained in the preparation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Saúde Coletiva, 2013.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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